Arquitetura

Brasileira desenvolve sistema que capta água da chuva da parede

HAUS
19/04/2016 14:00
Thumbnail

Reaproveitamento da água da chuva das paredes pode ser mais eficiente. Foto: Rocko Rocko/Free Images/Divulgação

O reaproveitamento da água da chuva é uma solução sustentável mundialmente reconhecida por reduzir o desperdício de recurso. Em geral, a captação é feita por meio de telhados e calhas, mas a engenheira civil Thaís Marangoni, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Ilha Solteira, está desenvolvendo um sistema que aproveita a água da chuva das paredes dos edifícios.
LEIA MAIS
Em entrevista ao PodAcqua da universidade, Thaís explica que o foco de seus estudos é criar um equipamento que capte a água da chuva de maneira mais eficiente.
“Hoje existe muita captação de água de chuva em telhado. Mas, a gente suspeita que a qualidade dessa água é muito pior do que a qualidade que a gente vai poder captar em paredes, porque você tem muita poluição difusa, muita poluição do ar que foi depositada no telhado”, conta a cientista.
Segundo as experiências realizadas dentro da pesquisa, Thaís conseguiu provar que, em geral, a poluição difusa costuma estar depositada em maior quantidade em até um metro de parede. “Usando os edifícios, é possível conseguir água mais limpa, devido à altura dos prédios.”
O equipamento – primeiro do seu tipo no mundo – ainda está em fase de desenvolvimento . “Nós não sabemos ainda realmente como vai ser esse sistema. O objetivo é desenvolver um que seja eficiente para isso. Principalmente porque as chuvas são sempre dotadas de vento e essa água é jogada contra a parede”, ressalta.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!