Arquitetura

Guia completo para usar o piso vinílico em casa

Ana Flavia Silva*
03/01/2020 11:45
Thumbnail

Com instalação e manutenção fáceis, pisos vinílicos são aposta para reformas sem bagunça. Foto: Kapazi/Divulgação

Ele dá um charme para a decoração, tem fácil instalação e ainda contribui com o conforto térmico dos ambientes. O piso vinílico, também chamado de PVC, oferece muitos benefícios — e tem pouquíssimas contra-indicações. Com baixo custo e sem fazer sujeira na hora da instalação, ele é uma ótima solução para transformar o décor de forma prática e rápida. Este é o guia definitivo para acertar na escolha do modelo e manter a longevidade do seu piso vinílico.
Foto: Duratex/Divulgação
Foto: Duratex/Divulgação

Vinílico x laminado

Apesar de parecidos visualmente, os dois tipos de pisos são absolutamente diferentes. A começar pela composição: enquanto o piso vinílico é feito de PVC, o laminado é composto de camadas de materiais derivados da madeira — entram na lista o aglomerado e o HDF (painel de madeira de alta densidade). A forma de entrega e instalação também é diferente, como explica Gilberto Bueno, especialista em vendas da Kapazi, fabricante curitibana de pisos e carpetes. “O vinílico pode ser comercializado em réguas, placas e mantas, e pode ser colado no contrapiso ou instalado no sistema clic. Já o formato do piso laminado é em réguas e seu sistema de instalação é de encaixe”.
Diferentes tonalidades e formas de aplicação estão entre as características do piso vinílico. Foto: Divulgação/Kapazi
Diferentes tonalidades e formas de aplicação estão entre as características do piso vinílico. Foto: Divulgação/Kapazi

Instalação

Um dos destaques dos benefícios do piso vinílico é a facilidade de instalação. Isso porque ele pode ser aplicado em qualquer superfície, desde que esteja lisa e nivelada. Ou seja: para repaginar aquela sala com porcelanato riscado ou dar uma nova cara ao ambiente com cerâmica, o piso de PVC é uma ótima opção. A única restrição é a instalação sobre madeira, já que o material costuma sofrer alterações conforme a variação de temperatura e umidade.
“O grande segredo para uma perfeita instalação é se certificar que o contrapiso está limpo, liso e nivelado. Um especialista detecta isso”, lembra Bueno. A boa notícia é que existem no mercado produtos para essa regularização, como a massa autonivelante. É importante também usar um adesivo específico recomendado pelo fabricante ou distribuidor.
Como há diferentes modelos, o piso vinílico pode ser adaptado de acordo com o projeto do cliente em várias formas de desenho e paginação. Normalmente, não é preciso fazer recorte de portas, pois a espessura do piso é fina (entre 2 mm e 5 mm). O que determina qual espessura deve ser utilizada é o nível de tráfego sobre o ambiente: quanto maior a circulação, mais resistente deve ser o material.
De fácil aplicação e manutenção, piso vinílico é recomendado para ambientes residenciais e comerciais. O modelo Avelã é mais escuro e contrasta com decorações cleans. Foto: divulgação/Kapazi
De fácil aplicação e manutenção, piso vinílico é recomendado para ambientes residenciais e comerciais. O modelo Avelã é mais escuro e contrasta com decorações cleans. Foto: divulgação/Kapazi

Indicações

Para quem tem crianças ou pets em casa, o piso vinílico é uma ótima recomendação. “Ele é resistente à água, seguro, atérmico e confortável. É um piso que não faz barulho ao caminhar (os famosos ‘toc toc’)”, reforça o especialista. Na decoração, o arquiteto Fábio Petillo destaca que tem adotado cada vez mais esse tipo de material. “Costumamos associar o piso vinílico aos que imitam o aspecto da madeira, porém existem vários outros modelos que simulam a textura de outros materiais, como cimento queimado, além de opções de cores sólidas, que podem gerar composições incríveis, muito utilizadas em projetos comerciais.”
O profissional lembra ainda a praticidade da manutenção. “O formato em manta, por exemplo, transforma o produto em um piso monolítico, muito indicado para áreas que precisam de cuidados especiais com limpeza, como clínicas e hospitais.
Piso vinílico da linha Ambienta Trend e Ambienta Stone da Tarkett, com configuração mesclada.<br>Foto: Tarkett/Divulgação
Piso vinílico da linha Ambienta Trend e Ambienta Stone da Tarkett, com configuração mesclada.<br>Foto: Tarkett/Divulgação

Manutenção e durabilidade

A recomendação de limpeza do piso vinílico é simples: pano úmido com água. Segundo Bueno, não são indicadas aplicações de produtos químicos ou ceras, até mesmo porque, em geral, o piso não absorve sujeira. “É um piso pronto, não precisa encerar, basta somente passar um pano úmido torcido. Só é importante ter o cuidado de não arrastar móveis com pés pontiagudos, pois pode ser que risque o piso”, alerta.
Ao contrário dos pisos feitos de materiais naturais, o piso vinílico não “empena”. Se bem instalado, a durabilidade do PVC é alta e por isso é comum que a garantia dos fabricantes gire em torno de 10 anos para ambientes residenciais e cinco para comerciais.
*Especial para HAUS.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!