i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Paisagismo

Pisos naturais melhoram sistema imunológico das crianças, aponta estudo

  • PorHAUS
  • 12/11/2020 10:07
Pisos naturais melhoram sistema imunológico das crianças, aponta estudo
| Foto: Bigstock

Cores, materiais, revestimentos. As escolhas que compreendem um projeto arquitetônico podem ir muito além de questões estéticas ou de bem-estar, interferindo também na saúde dos usuários dos espaços construídos. Uma das evidência mais recentes neste sentido é o estudo realizado pela Universidade de Helsinque, na Finlândia, que demonstra como o piso interfere no sistema imunológico das crianças.

Siga a HAUS no Instagram!

O levantamento acompanhou crianças finlandesas que frequentam creches nas quais as calçadas, ladrilhos e cascalhos foram substituídos por quintais com gramado e vegetação rasteira, onde passavam parte do dia, cinco vezes por semana.

Após 28 dias, os pesquisadores identificaram que as crianças de 3 a 5 anos que brincaram no piso natural apresentaram aumento de células T e na diversidade de micróbios nas vísceras e na pele, o que sugere um sistema imunológico mais saudável, quando comparados aos níveis apresentados pelas de mesma faixa etária expostas aos pisos "urbanos", como as calçadas. No total, 75 crianças que estudam em dez creches foram monitoradas para o estudo.

| Bigstock

“Também descobrimos que a microbiota intestinal das crianças que receberam verdura era semelhante à microbiota intestinal das crianças que visitam a 'floresta' todos os dias”, aponta a cientista ambiental Marja Roslund, da Universidade de Helsinque, em entrevista à revista Saber e Saúde.

O experimento na Finlândia é o primeiro de que se tem notícias que manipula o ambiente urbano de uma criança para verificar as mudanças que tal alteração gera em seu organismo. O estudo tem como base a hipótese da biodiversidade, segundo a qual a redução da biodiversidade em áreas urbanas teria impacto sobre o aumento do número de doenças e distúrbios ligados ao sistema imunológico.

Conteúdo editado por:Luan Galani
1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    MF

    ± 0 minutos

    Crianças devem ter contato com terra, grama, plantas e animais na maioria dos dias... meus filhos são assim é raramente adoecem!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso