Arquitetura

Pista de esqui em usina de energia assinado pelo BIG é inaugurada em Copenhague

Gazeta do Povo
13/10/2019 21:30
Thumbnail

Foto: divulgação/Rasmus Hjortshøj

Maior e mais alto prédio de Copenhague. A mais limpa usina à base de resíduos do mundo. Primeira pista de esqui da Dinamarca. Os títulos que a CopenHill ostenta são apenas alguns em meio ao projeto audacioso e disruptivo assinado pelo BIG, o Bjarke Ingels Group, inaugurado nesta semana na capital dinamarquesa.
A princípio, o espaço funciona como uma usina de energia gigantesca: são 41 mil m² de espaço que convertem 440 mil toneladas de resíduos em energia limpa por ano — o suficiente para fornecer energia e aquecimento para 150 mil residências. Mas, além se tornar um modelo na área da gestão de resíduos, a Copenhill sempre teve a pretensão de ser um marco arquitetônico voltado a incluir a população.
Foto: divulgação/Laurian Ghinitoiu
Foto: divulgação/Laurian Ghinitoiu
Por isso, sua infraestrutura também tem uma grande pegada social, provando a sustentabilidade da edificação e ressignificando o conceito de usina de energia. Os fornos e turbinas rodeados pela fachada feitas com tijolos de alumínio de 1,2 m de altura por 3,3 m de largura dividem espaço com um centro de recreação urbano e um centro de educação ambiental.
Durante o verão, o parque da cobertura oferece aos visitantes programas como trilhas, corrida, atividades para crianças, ginástica, crossfit e escalada — além, claro, de uma vista privilegiada da cidade, onde também funciona um bar. No inverno, o espaço fornece mais de 500 m de pistas de esqui.
Foto: divulgação/Rasmus Hjortshøj<br>
Foto: divulgação/Rasmus Hjortshøj<br>
“A CopenHill é tão limpa que conseguimos transformar sua construção em um pilar da vida social da cidade: podemos escalar na fachada e no telhado e esquiar em suas pistas”, afirma Ingels.
A usina integra os planos de Copenhague se tornar a primeira cidade neutra em carbono do mundo até 2025. Ela está em uma área industrial próxima ao centro da capital, e suas funções sociais também almejam trazer movimentação de pessoas para uma área diferente da cidade.
Foto: divulgação/Dragoer Luftfoto
Foto: divulgação/Dragoer Luftfoto

Anel de vapor

O BIG venceu o concurso para a usina em 2011. Na época, essa era a maior iniciativa ambiental da Dinamarca, com orçamento previsto em 3,5 bilhões de coroas dinamarquesas (R$ 2,13 bilhões). Desde então, muitas ideias passaram a englobar o projeto.
Uma delas seria criar um marco que representasse a sustentabilidade do projeto. Assim nasceu, em 2015, a ideia de criar um anel de vapor que saísse da chaminé da usina a cada tonelada de CO² gerada pela queima de resíduos. Mas a ideia perdeu força ao longo do percurso. Como Ingels explicou à FastCo Design, “não havia fabricantes de anéis de fumaça nas páginas amarelas”.
Foto: divulgação/Søren Aagaard
Foto: divulgação/Søren Aagaard
O BIG assina o projeto em parceria com os escritórios SLA, AKT, Lüchinger+Meyer, MOE e Rambøll.
Assista abaixo o CopenHill Documentary, que conta mais detalhes sobre a elaboração da pista de esqui no projeto (em inglês).

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!