Novidade

Arquitetura

Placas solares bifaciais produzem mais energia e trazem apelo estético para espaços residenciais

Sharon Abdalla
03/08/2022 19:00
Thumbnail
Em tempos em que praticamente todas as contas sobem mês a mês, soluções para a economia de recursos, como água e energia, são sempre bem-vindas. Nesta última, as placas fotovoltaicas bifaciais ainda trazem outro atributo: a estética diferenciada quando comparada às convencionais, o que faz delas também uma solução decorativa, além de sustentável.
"As placas convencionais são completamente brancas por baixo. Essa bifacial parece estar invertida, pois os módulos e filamentos ficam à mostra. Ou seja, além de funcional, [ela é decorativa] e demonstra a preocupação e atenção da pessoa em relação ao meio ambiente", comenta Vinicius Latoch, designer de produto da Mapogos Design, escritório especializado em ambientes e projetos corporativos e comerciais, além de residenciais, do início ao fim da obra. O escritório representa na região Sul a Jinko, fabricante das placas.

Versatilidade

Para lançar e ilustrar as possibilidades de aplicação das placas nos projetos, o escritório, composto também pelo designer de produto Kelvin Mello e por Fernanda Niclevicz, design de interiores, assina a Off Office Garage Audi, da Casa Cor PR 2022, mostra de arquitetura que está em cartaz até o próximo dia 14 de agosto.
O espaço tem cerca de 80 m² e é multifuncional. Além de abrigar o veículo, comporta espaço de home office e mesa de bilhar. "A ideia foi trazer uma releitura da garagem. Transformá-la em um ambiente de descanso, relaxamento. Como trabalhamos com responsabilidade ambiental, trouxemos as placas solares bifaciais compondo o teto sobre a cobertura do veículo, elétrico", detalha Latoch.
Placas captam a luz em ambas as faces e, por isso, são mais eficientes.
Placas captam a luz em ambas as faces e, por isso, são mais eficientes.
Segundo ele, as placas bifaciais captam a incidência de luz interna e externa e são cerca de 30% mais eficientes do que as convencionais. "Como elas ainda têm um apelo estético, é possível usá-las na cobertura de churrasqueiras, lounges e terraços, por exemplo.
Na garagem da Casa Cor Paraná, foram instaladas 10 placas de 2,10 m x 1,60 m, de 535W de potência, em uma área que soma cerca de 40 m². A produção de energia gerada por elas, segundo o designer de produto, seria suficiente para suprir o gasto de uma residência familiar de 300 m².

Instalação

A instalação das placas é realizada de maneira muito similar a das convencionais, com as peças fixadas sobre estruturas de metalon e/ou sobre o telhado, seguindo sua inclinação. O dimensionamento delas é feito de acordo com as necessidades de consumo do imóvel e, a partir disso, os valores para a instalação são orçados. No projeto da Casa Cor, por exemplo, o dimensionamento das placas equivale a um orçamento de R$ 28 a R$ 30 mil, em média.
"A gente consegue instalar as placas sobre piso, agro, solo, em cima de coberturas de zinco... Para isso, fazemos um laudo, pois [a única exigência para a instalação é que o imóvel/estrutura] suporte 20 kg por m², sustente esse peso", finaliza Latoch.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!