Arquitetura

Por dentro das paredes

Rodolfo Stancki
19/12/2013 02:30
Thumbnail
Na Antiguidade, quando as cidades começaram a ser construídas longe dos rios, foram criados aquedutos – canais usados para levar água aos centros urbanos. Depois, canos abertos começaram a abastecer de água, luz e gás as edificações públicas, palácios e residências. Esse foi o começo dos sistemas de tubulações, que são essenciais para manter a funcionalidade de uma casa, e ficam normalmente escondidos dentro das paredes.
Se antes eram rústicos e feitos de barro, hoje os tubos e suas conexões contam com um tipo específico de material. Há alguns anos, os sistemas em que passavam água quente eram feitos de cobre, enquanto o PVC era reservado para a água fria. “Recentemente, o cobre caiu em desuso e há opções resistentes no estilo do PVC para temperaturas mais altas”, diz a arquiteta Cristiane Baltar Pereira, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UniCuritiba.
Para os eletrodutos, por onde passam os fios elétricos da casa, o material mais comum é o plástico enrugado. Embora não sejam obrigatórios em uma construção, eles são um facilitador na hora de instalar uma nova fiação. A condução do gás requer mais cuidados e as normas brasileiras exigem que a tubulação seja, pelo menos, de polietileno e alumínio, para evitar possíveis vazamentos, que podem ser prejudiciais à saúde dos moradores.
Cuidados
O projeto que mapeia o sistema de encanamento deve ser assinado por um engenheiro civil. Na hora de fechar a parede com os dutos, o mestre de obras precisa checar se não há vazamentos nos sistemas de água ou água nos sistemas elétricos. Esse tipo de problema não faz mal à saúde, como no caso do gás, mas pode dar muita dor de cabeça para os moradores quando a obra estiver pronta.
“Às vezes é preciso quebrar parede e pode ser uma trabalheira. Por isso existem produtos novos no mercado, cujo reparo é mais simples”, observa Djalma Medeiros, executivo de produtos do grupo Mexichem Brasil, distribuidor da marca Amanco.
Outro cuidado antes de finalizar a instalação do encanamento é fazer o registro as built (como foi feito), que é o registro da rede de drenagem da obra e que faz parte da documentação da edificação. “Muitas vezes, a obra passa por mudanças no projeto original do engenheiro ou arquiteto. Esse controle de como as coisas foram alteradas é importantíssimo”, alerta Cristiane, que lembra que isso ajuda a evitar vazamentos na hora de pregar um quadro na parede.
Serviço:
Balaroti. Leroy Merlin. Rei dos Aquecedores, Rua Tibagi, 925, Centro, fone (41) 3023-9519.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!