Trocas com especialistas

Arquitetura

Portfólio HAUS lança mentorias online e gratuitas para arquitetos, designers e entusiastas do setor

HAUS
02/07/2021 13:43
Thumbnail

Portfólio HAUS lança mentorias com profissionais de destaque no mercado de comunicação, fotografia e design, para atender necessidade de formação continuada na área de arquitetura e decoração.

O processo de educação continuada e permanente é algo que se mostra cada vez mais presente em todas as áreas de atuação. Trocas entre profissionais, cursos, palestras; todas essas iniciativas se somam para trazer conhecimento. Não é diferente na arquitetura, no design e na decoração. E o Portfólio HAUS, plataforma que traz a conexão entre profissionais e clientes e está no ar desde dezembro de 2020, acaba de lançar uma novidade: as Mentorias Portfólio HAUS. Eventos online e gratuitos, exclusivos para quem fizer a inscrição, que estão abertas ao público em geral.
"É um novo momento para o Portfólio HAUS. Nesses meses no ar e no contato diário com os profissionais de arquitetura, design de interiores e decoração, notamos o quanto é relevante para eles o acesso a conteúdo prático e focado no mercado. É exatamente isso o que vamos proporcionar nas mentorias", resume Daliane Nogueira, head do Portfólio HAUS.
No mês de estreia, em julho, acontecerá uma série de três mentorias, sempre às terças-feiras --13, 20 e 27 --, às 18 horas. Confira os três temas e mentores.

13/07 - Do projeto ao texto: como escrever sobre arquitetura, design e decoração

Na primeira mentoria da série, o assunto será algo que é a razão da existência de HAUS: o texto sobre arquitetura, design e decoração. Os mentores que conduzirão "Do projeto ao texto: como escrever sobre arquitetura, design e decoração" (clique aqui para fazer a sua inscrição gratuita) serão os editores de HAUS Sharon Abdalla e Luan Galani.
"Com a mentoria vai ficar mais claro o como se comunicar, entendendo o objetivo e compreendendo que a comunicação precisa ser diferente em cada interface, mas que independentemente da plataforma, ter um texto claro é essencial", declara Luan.
Outro ponto destacado por eles é a necessidade de não ficar preso na linguagem inerente ao processo dos projetos, mas estar aberto a comunicar da forma mais abrangente, atingindo todo o público. "A arquitetura e o design, além do componente técnico, também são formas de comunicação. Um projeto parte de um conceito e ele precisa ser a base do trabalho. Vamos discutir bastante essa questão e estaremos abertos para a troca de ideias durante a mentoria", acrescenta Sharon.
"Design arquitetura e decoração não são apenas coisas construídas, materializadas, elas têm uma narrativa e saber defendê-la é muito importante para vender o projeto e o trabalho de um arquiteto ou designer", completa Luan.

20/07 - Fotografia de arquitetura: como a imagem traduz um espaço

Fotografia e arquitetura, duas áreas que estão sempre se comunicando e se completam. Para a mentoria "Fotografia de arquitetura: como a imagem traduz um espaço" (clique aqui para fazer a sua inscrição gratuita) o convidado é Alexandre Mazzo, fotógrafo e editor de fotografia com 30 anos de experiência e diversos prêmios no currículo, entre eles o da revista ARCHIVE, recebido em 2009 e que o classificou como um dos 200 melhores fotógrafos do mundo.
Nessa conversa o espaço será para falar sobre a importância de um portfólio fotográfico organizado e planejado. Além disso, Mazzo trará dicas práticas para fotos de bastidores dos projetos, utilizando o celular e os melhores aplicativos.

27/07 - Por que participar e como se destacar em prêmios e concursos de arquitetura e design

A última Mentoria Portfólio HAUS da primeira série será sobre o "caminho das pedras" para profissionais entenderem os mecanismos dos principais prêmios de arquitetura e design pelo mundo. Há inúmeras possibilidades de participação e entender como esse prêmios funcionam e como uma premiação impacta a sua carreira é de grande importância.
Conduzindo a mentoria "Por que participar e como se destacar em prêmios e concursos de arquitetura e design" (clique aqui para fazer sua inscrição gratuita) estarão dois nomes com larga experiência no assunto: Juliana Buso, designer e coordenadora de projetos e relações internacionais no Centro Brasil Design (CBD). A entidade representa, desde 2009, o iF Design Award no Brasil e Juliana já foi jurada da premiação; e Maurício Noronha, co-fundador da multipremiada internacionalmente Furf Design Studio e também integrante do júri de uma das edições do iF Design. O designer é formado pela PUCPR e pelo Politécnico de Turim (Itália) e esteve, junto do sócio Rodrigo Brenner, na lista da Forbes Under 30 em 2019. A marca tem mais de 20 prêmios nacionais e internacionais.
Juliana entende que prêmios mudam o patamar de um negócio e que um selo de grande valor chancela uma solução e reverbera para o mercado. E é esse olhar que ela colocará para os participantes, dando a oportunidade para conhecer uma seleção de prêmios que ela acompanha a fundo, seja para profissionais ou estudantes.
Maurício trará uma visão única de quem vem construindo uma reputação consistente, com projetos em mais de 15 países e a criação de produtos com alta qualidade, mas que agregam características como o humor, a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!