Arquitetura

Praça de Notre-Dame receberá catedral temporária de madeira para fiéis e visitantes

Luan Galani
22/04/2019 15:53
Thumbnail

Foto: Thomas Samson/AFP

Os trabalhos de recuperação e reconstrução da Catedral de Notre-Dame, em Paris, considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e um dos principais exemplares da arquitetura gótica, parcialmente destruída pelo incêndio da semana passada (15), podem levar até 20 anos. Enquanto isso, Patrick Chauvet, reitor do famoso templo parisiense, propôs a construção de uma catedral efêmera de madeira para receber os fiéis e turistas.
“Não será necessário dizer que a catedral ficará fechada por cinco anos”, disse Chauvet em entrevista à emissora francesa CB News, por isso, “perguntei se uma catedral efêmera poderia ser construída.” O reitor pretende oferecer um lugar de encontro para parte dos 13 milhões de pessoas que visitam a Notre-Dame todos os anos, próximo à catedral em reconstrução: “Quero um lugar agradável, um lugar que seja um pouco simbólico, que atraia”.
A picture taken on March 29, 2018 in Paris shows Notre-Dame de Paris Cathedral during the celebrations of Easter's Holy Thursday. (Photo by Ludovic MARIN / AFP)
A picture taken on March 29, 2018 in Paris shows Notre-Dame de Paris Cathedral during the celebrations of Easter's Holy Thursday. (Photo by Ludovic MARIN / AFP)
A ideia foi apoiada pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que concordou em disponibilizar parte da esplanada em frente à catedral gótica para a construção do templo temporário. A catedral de madeira deverá servir tanto para receber os turistas como para atender parte das práticas litúrgicas normais da estrutura original.
A versão efêmera de madeira terá suas obras iniciadas o mais rapidamente possível, tão logo as autoridades liberam a área da esplanada.

Saiba mais sobre o incêndio de Notre-Dame:

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!