Arquitetura

Prédio de 700 metros de altura será mais alto arranha-céu da China

HAUS*
27/01/2019 20:30
Thumbnail

Fotos: Adrian Smith + Gordon Gill Architecture

O escritório de arquitetura Adrian Smith + Gordon Gill Architecture acaba de ser anunciado como o grande vencedor do concurso internacional para o masterplan do Shimao Longgang, que incluirá o projeto daquele que será o maior arranha-céu da China, com mais de 700 metros de altura.
Mais conhecido como Shenzhen-Hong Kong International Center, o projeto será implantado entre dois parques da cidade, o Parque Longcheng e o Parque Nacional Dayun. O arranha-céu foi concebido para se tornar o mais novo ícone da cidade de Shenzhen.
Fotos: Adrian Smith + Gordon Gill Architecture
Fotos: Adrian Smith + Gordon Gill Architecture
A nova torre será implantada bem no coração de Longgang, fazendo do arranha-céu desenvolvido pela AS+GG o ponto focal deste novo projeto de desenvolvimento urbano da cidade de Shenzhen. Junto à torre de 700 metros de altura, será construído todo um complexo multiuso que oferecerá ainda uma série de atividades e programas culturais, além de áreas comerciais.

Foco em sustentabilidade

Uma das principais ambições dos responsáveis pelo projeto do Shenzhen-Hong Kong International Center é a obtenção da certificação LEED Platinum. Para isso, a torre será construída com vidros de altíssimo desempenho, reduzindo o ganho de calor indesejado. Além disso, a estrutura do edifício foi concebida de acordo com as condições solares para um maior controle solar passivo. Ao mesmo tempo, estratégias de iluminação natural foram consideradas para aumentar os níveis de conforto e reduzir o consumo de energia durante o dia.
Fotos: Adrian Smith + Gordon Gill Architecture
Fotos: Adrian Smith + Gordon Gill Architecture
O complexo foi projetado para que os ventos predominantemente do leste e nordeste sejam canalizados de forma a proporcionar ventilação natural em toda a extensão do masterplan, qualificando as condições de conforto não só no interior dos edifícios mas também junto aos espaços públicos no entorno do projeto.
O complexo contará ainda com um grande centro intermodal de transporte público para facilitar o acesso de um provável crescente número de pessoas ao local. Quanto aos ciclos das águas, o edifício foi concebido para gerenciar o seu próprio consumo, armazenando água da chuva também através do piso da praça de acesso, encaminhando-a a lagos de retenção onde espécies nativas de plantas e folhagens deverão filtrar e reciclar o líquido para irrigação dos jardins e reutilização no interior dos edifícios.
Fotos: Adrian Smith + Gordon Gill Architecture
Fotos: Adrian Smith + Gordon Gill Architecture
Adrian Smith, sócio e fundador do AS+GG, disse que “o projeto do Shenzhen-Hong Kong International Center foi inspirado nas formas humanas, representando, com certo nível de abstração, os corpos dos atletas que treinam e lutam para ter a oportunidade de se apresentar no mundo em estádios, arenas e piscinas, isso porque junto ao arranha-céu será construído um enorme centro esportivo integrado ao masterplan desenvolvido pela AS+GG”.
Em seu ponto mais alto, o Shenzhen-Hong Kong International Center ainda contará com um espaço para apresentações que estará conectado a um dos mirantes mais altos do mundo.
*Com informações do ArchDaily Brasil

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!