Arquitetura

Quarentão, prédio no Bigorrilho tem apartamentos de 1 andar e meio e lavanderia na área íntima

Vivian Faria*
04/11/2019 10:53
Thumbnail

Foto: Rafael Schmidt/Divulgação | Rafael Schimidt

Apesar da aparência discreta, o Edifício José Júlio Biscaia – ou Condomínio Domaine du Soleil, como é mais conhecido – acaba chamando a atenção de quem sobe a rua Capitão Souza Franco, no Bigorrilho. Localizado já no trecho mais elevado da via, logo após a praça Alfredo Andersen e de frente para uma das alas do Hospital Evangélico Mackenzie, o prédio é o primeiro entre os mais altos daquela quadra e conta com uma escada de emergência externa – item pouco comum entre os edifícios curitibanos.
O que não é possível perceber da rua é a característica considerada o diferencial do prédio: as plantas duplex com um andar e meio, sendo um andar inteiro dedicado à área íntima e o meio andar, à área social. “Em um andar, há o hall de entrada e as áreas sociais de dois apartamentos. Daí um apartamento sobe e o outro desce, ou seja, às vezes os quartos estão para cima, às vezes estão para baixo”, explica o arquiteto e antigo morador do edifício Marcos Bertoldi.
A ideia é atribuída ao responsável pelo projeto, o engenheiro e arquiteto Elgson Ribeiro Gomes. Quando foi contratado pela HD Construtora de Obras Ltda. para fazê-lo, Gomes já tinha uma sólida carreira em Curitiba, tendo projetado edifícios como o Souza Naves (Ipase) e o Itália (que fica na Av. Fernando Moreira com a R. Visconde de Nácar. “O ano era 1973. Eu era um estagiário no escritório do professor Elgson, quando ele chegou com a ideia de fazer esse prédio duplex, no qual se intercalavam as áreas sociais e íntimas”, conta o arquiteto Sérgio Parada, que assinou projetos de diversos aeroportos do país e mora em Brasília desde o fim da década de 1970.
Desenho destaca o detalhe das plantas intercaladas. Foto: Rafael Schimidt/Divulgação
Desenho destaca o detalhe das plantas intercaladas. Foto: Rafael Schimidt/Divulgação
Para ele, a inspiração vinha do arquiteto modernista Le Corbusier, responsável pela Unidade de Habitação de Marselha, o primeiro projeto de destaque internacional envolvendo apartamentos duplex como solução para suprir demanda habitacional em grandes cidades. Gomes passou a ser considerado um herdeiro – indireto – de Le Corbusier depois de trabalhar durante alguns anos com um de seus principais discípulos, o arquiteto alemão Adolf Heep.

Por dentro e por fora

Com um pavimento e meio e um projeto que considerava o coeficiente máximo de aproveitamento do terreno, os apartamentos do Ed. José Biscaia ficaram espaçosos: 250 m² cada um – exceto a cobertura, que conta com dois pavimentos inteiros.
O tamanho e a proposta refletiam, de acordo com o professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo e filho de Elgson, Péricles Varella Gomes, os novos anseios do mercado imobiliário curitibano. “A década de 1970 é o milagre econômico, né? O mercado estava se expandindo, começando a ir para os bairros”, avalia.
Edifício icônico na paisagem do bairro Bigorrilho teve projeto do engenheiro e arquiteto Elgson Ribeiro Gomes e inspiração no estilo do arquiteto modernista Le Corbusier. Foto: Rafael Schimidt/Divulgação
Edifício icônico na paisagem do bairro Bigorrilho teve projeto do engenheiro e arquiteto Elgson Ribeiro Gomes e inspiração no estilo do arquiteto modernista Le Corbusier. Foto: Rafael Schimidt/Divulgação
Cada apartamento conta com quatro quartos, mas, seguindo o que era comum na época, apenas um deles é suíte. Outro aspecto da planta é que a área de serviço fica no andar da área íntima – e não associada ou próxima a cozinha, como vemos hoje.
O exterior do prédio segue algumas das características conhecidas do trabalho de Gomes, como as linhas retas, as floreiras e as sacadas, embora a maioria delas tenha sido fechada pelos moradores. Contudo, conforme Parada, o Biscaia representou um momento de renovação do arquiteto, o que acarretou em traços levemente diferentes daqueles associados a ele.
“Não usamos o cobogó, que, na época, ele usava muito, nem as pastilhas para revestir a fachada”, diz. Assim, a fachada foi revestida em fulget – similar à granilha –, o qual está sendo substituído por grafiato.

Biscaia X Domaine

O edifício foi construído em um terreno que pertencia à Marise Athayde Cordeiro e ao ex-marido dela. Eles pretendiam construir uma casa no local, parte de uma antiga chácara de imigrantes, como muitas áreas do Bigorrilho, quando decidiram fazer uma permuta com a construtora.
Apesar da demora para a construção ficar pronta – foram seis anos, conforme Marise, tudo deu tão certo que ela mora no local desde que ele foi entregue, no fim de 1979.
Em homenagem à família dos proprietários do terreno, a construtora decidiu nomear o edifício José Júlio Biscaia, ex-sogro de Marise. “Depois, acharam que o nome não era tão comercial, então propuseram esse em francês e ficou”, conta. Porém, os dois nomes são usados.
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!