Certificação LEED

Arquitetura

Projeto de edifício corporativo vira showroom de produtos da marca e de soluções em sustentabilidade

Flávia Schiochet, especial para a HAUS
08/08/2022 21:28
Thumbnail

Fachada da Cebrace | Fran Parente/Divulgação

Com iluminação natural acima de 75%, redução do consumo energético anual em mais de 20% e diminuição de 30% no consumo de água potável do edifício, o novo prédio da Cebrace, maior produtora de vidros e espelhos da América Latina, conquistou o selo Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) Silver, certificado pela Green Building Council (GBC) em julho.
Os dados ficam ainda mais expressivos ao se ver as imagens: a construção de 1.300 m² ostenta um projeto arrojado em que o vidro – como não poderia deixar de ser – é a grande estrela da edificação. O projeto é assinado pela Atrium Construtora e executado pela empresa junto da BCMF Arquitetura e Engenharia e foi concluído no final de 2021 na planta de Jacareí, em São Paulo.
"A sustentabilidade não é um bicho de sete cabeças. A especificação correta de materiais no projeto permite fazer algo eficiente energeticamente, garantir conforto térmico e acústico para o usuário", diz Camila Batista, coordenadora de desenvolvimento de produtos e sustentabilidade da Cebrace.
Outro destaque do projeto é a escada de vidro
Outro destaque do projeto é a escada de vidro

Especificações do material

A fachada foi composta por 357 chapas de vidro Cebrace Cool Lite SKN 154 insulado, um material que permite a passagem de luz natural, protege o espaço interno de cerca de 70% do calor – uma parte ainda é refletida para o exterior e uma parte dissipa-se no vidro. "No passado, falava-se que o vidro de proteção solar era refletivo, mas hoje é possível ter alta proteção de calor sem usar vidro refletivo", comenta Camila.
Com vidro em toda a lateral além da frente, o prédio integra-se ao paisagismo com plantas nativas, criando uma vista agradável para os usuários. "Ter vegetação no entorno contribui para a redução de temperatura, mas não foi o que motivou o paisagismo nesse projeto. Pontuamos na certificação por outras soluções, que são embasadas em material de alta tecnologia", complementa Camila.
Nos degraus de vidro, uma textura em serigrafia para segurança
Nos degraus de vidro, uma textura em serigrafia para segurança
Ligando os dois andares, uma escada de vidro e mínimas ferragens chama a atenção. Os degraus trazem chapas de vidro de 24 mm de espessura, montadas como um sanduíche: "trata-se de um vidro laminado de segurança, intercalado por um material estrutural", explica Camila. Na superfície dos degraus, uma textura para evitar escorregões. O vidro usado é o Cebrace Extra Clear, que leva menos ferro em sua composição e que por isso apresenta uma cor menos esverdeada.
Sobre a edificação, uma claraboia dá espaço para a luz natural entrar, diminuindo a necessidade de iluminação artificial durante o dia. Assim como na fachada, também foram usados os vidros Cebrace Cool Lite SKN 154 e nessa parte, mais o 154 II, materiais que bloqueiam quase em 100% os raios ultravioletas solares.
Claraboia e placas fotovoltaicas no novo escritório da Cebrace
Claraboia e placas fotovoltaicas no novo escritório da Cebrace
Dentre outras soluções do prédio, estão a iluminação em LED; sensores de presença; geração de energia solar; redução em mais de 30% do uso de água potável com o aproveitamento de água da chuva para irrigação e uso em vasos sanitários; vagas de estacionamento exclusivas para caronistas; uso de materiais de baixa emissão de poluentes; uso de produtos biodegradáveis; e uma espécie de compliance para fornecedores que tenham as mesmas práticas.

Escritório e showroom

O prédio administrativo da planta de Jacareí tem 240 funcionários. Atualmente, em sistema híbrido, o novo prédio tem 150 pessoas trabalhando presencialmente.
A fachada inteiramente de vidro faz a integração entre os espaços interno e externo, cujo paisagismo é de plantas nativas
A fachada inteiramente de vidro faz a integração entre os espaços interno e externo, cujo paisagismo é de plantas nativas
Pelas características do projeto e soluções arquitetônicas, o edifício acabou se tornando um showroom da Cebrace: engenheiros, arquitetos, stakeholders e demais profissionais da área construtiva visitam o espaço e veem, in loco, a aplicação dos materiais e o resultado final.
A edificação para os escritórios acaba servindo de showroom, tamanha a quantidade de exemplos de soluções com vidros
A edificação para os escritórios acaba servindo de showroom, tamanha a quantidade de exemplos de soluções com vidros
"Está havendo uma mudança de mindset. Agora pensa-se mais no retorno a curto e médio prazo que o investimento em materiais específicos traz. Se eu uso vidro comum em um projeto como esse, imagine quanto seria de conta de luz apenas pelo uso de ar-condicionado?", pondera Camila.
Atualmente, são 748 projetos certificados pela GBC no Brasil, que ocupa a quarta posição no mundo entre países que usam o selo LEED como parâmetro.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!