Arquitetura

Prédio de madeira mais alto do mundo terá 80 metros

HAUS
14/05/2019 14:05
Thumbnail

Render artístico do Canada Earth Tower. Imagem: Perkins + Will/Delta Land Development

A cidade de Vancouver, no Canadá, está prestes a ganhar o edifício de madeira mais alto do mundo. Nomeado Canada Earth Tower, o arranha-céu de madeira maciça foi concebido pelo tradicional escritório norte-americano Perkins+Will para ser o destaque da avenida Central Broadway.
O prédio terá 40 pavimentos, com 200 unidades residenciais e espaço para empreendimentos comerciais no térreo, somando mais de 80 metros.
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
O projeto pretende inaugurar um novo precedente e referência para a construção de edifícios de madeira.
Ele terá cerca de 35 mil metros quadrados de área construída. A estrutura será predominantemente feita de madeira laminada cruzada resistente ao fogo (CLT). Painéis de piso, colunas e revestimentos externos serão todos de madeira, enquanto um núcleo de concreto abrigará os elevadores e escadas de emergência.
“Não estamos tentando mudar radicalmente a indústria construção, mas queremos mudar o modo como os edifícios são pensados“, diz Bruce Langereis, presidente da Delta Land Development, incorporadora responsável pelo empreendimento. “Queremos reduzir ao mínimo a pegada de carbono, e essa solução foi elaborada por arquitetos, engenheiros e cientistas da construção.”
Imagem: Perkins + Will/Delta Land Development
Imagem: Perkins + Will/Delta Land Development
A Delta Land Development ainda não apresentou uma solicitação formal de rezoneamento para a proposta.
O projeto é mais um empreendimento de madeira anunciado na região. Também em Vancouver, sairão um edifício híbrido de madeira assinado pelo mestre japonês Shigeru Ban e um prédio curvado projetado pelo japonês Kengo Kuma.

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!