Patrimônio

Arquitetura

Prédio ícone da arquitetura modernista em Curitiba, sede da Copel construída em 1970 será leiloada

Isadora Rupp, especial para a HAUS
04/02/2021 20:06
Thumbnail

Sede da Copel, no Batel é um dos representantes da arquitetura modernista na cidade.

Foi um prazo exíguo: a dupla de arquitetos Lubomir Ficinski Dunin e Luiz Augusto Amora teve apenas oito meses de prazo estabelecido pela antiga Empresas Elétricas Brasileiras para a construção que foi, por décadas, o edifício-sede da Companhia Paranaense de Energia (Copel), na Rua Coronel Dulcídio, no Batel. A implementação em um terreno de três frentes em uma região limpa no entorno e com alguma área verde, as janelas em fita que percorrem toda a fachada e a ausência de ornamentos são algumas das marcas da arquitetura do prédio modernista que, agora, vai a leilão. O valor mínimo pretendido é de R$ 32 milhões.
Segundo a Copel, a alienação do imóvel foi motivada pela mudança da sede da diretoria da companhia para o bairro Mossunguê. "O objetivo dessa mudança é aproximar a direção da empresa dos demais empregados e dos negócios da Companhia, aumentando a sinergia entre as equipes e conferindo maior eficiência e agilidade aos processos. Além disso, a mudança vai proporcionar economia significativa com os custos de manutenção do imóvel”, diz a companhia em resposta para HAUS. A intenção de venda foi formalizada no dia 25 de janeiro, e a abertura das propostas e lances está marcada para 25 de março. A mudança das 460 pessoas que trabalham na sede do Batel ocorrerá ao longo de 2021, de acordo com a empresa.
Assim como vários edifícios e casas modernistas de Curitiba, a sede da Copel não é tombada e nem Unidade de Interesse de Preservação (UIP). “Quando ele faleceu existia o início de uma conversa de o prédio ser uma UIP modernista, mas esse é um processo lento, e a análise não andou”, conta o filho de Ficinski, o também arquiteto João Guilherme Dunin, que começou a trabalhar com o pai em 1977.
Da construção da Copel, ele se recorda pouco: sua memória mais forte é de outro marco de Lubomir, o edifício sede da Telepar, de 1966. “Lembro de ter ido com ele e era um elevador rudimentar, com um vento muito forte”, rememora. Outros exemplares modernistas do arquiteto são alguns edifícios residenciais, como o Rio de Janeiro, próximo da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O arquiteto Lubomir Ficinski em outra de suas criações: a canaleta do expresso. Foto: Hugo Harada/Arquivo/Gazeta do Povo.
O arquiteto Lubomir Ficinski em outra de suas criações: a canaleta do expresso. Foto: Hugo Harada/Arquivo/Gazeta do Povo.
Essa geração de arquitetos, frisa o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR e coordenador do plano diretor da universidade, Paulo Pacheco, gerou um período muito fértil nas décadas de 1960 e 1970 em Curitiba. “Parte deles atuava no planejamento urbano, na universidade e tinham escritórios. Essa atuação nas três frentes coincidiu com uma arquitetura moderna muito bem trabalhada, calcada na clareza, em uma ideia social da arquitetura que tem a ver com a moral humana. São edifícios que souberam envelhecer com dignidade”.
No Paraná, o movimento modernista na arquitetura caminhou junto ao brasileiro, com a construção do Hospital São Lucas, em 1945, projetado por um de seus maiores expoentes, João Batista Vilanova Artigas. Se sucederam prédios como o Teatro Guaíra, de Rubens Meister, todo o Centro Cívico e outros prédios até a década de 1970, como a sede da Copel.

Planta e acabamentos 

De acordo com o livro “Arquitetura Moderna em Curitiba", de Alberto Xavier, o tempo curto para entregar a obra impôs o emprego intensivo de pré-fabricação. "Assim são fundidas no local as estruturas das bordas que abrigam sanitários e serviços, e a trama pilar-viga da fachada, ficando assentes sobre elas as lajes pré-fabricadas com perfil U em todo o vão”, discorre o autor.
Os materiais aparentes e a ausência de ornamentos são outras marcas do prédio, diz a arquiteta Ana Luísa Furquim, especialista em conservação e restauro pela Universidade de Ferrara, na Itália. “Cada elemento inserido num edifício modernista tem uma função, não existe decoração supérflua”.
Materiais aparentes, poucos ornamentos e acabamentos de qualidade são algumas marcas do edifício. Foto: Daniel Cavalheiro/Divulgação Copel.
Materiais aparentes, poucos ornamentos e acabamentos de qualidade são algumas marcas do edifício. Foto: Daniel Cavalheiro/Divulgação Copel.
A estrutura racional definida por uma malha de pilares e pelo vão livre que gera na planta e na fachada livre, a volumetria definida pelas áreas úmidas localizadas nas empenas laterais, cujas janelas são escondidas pelas empenas diagonais, e o revestimento com um acabamento cerâmico verde-musgo são outros detalhes destacados pela arquiteta. "Aliás, os revestimentos foram cuidadosamente escolhidos à época, visando a agilidade na obra e pouca manutenção para o edifício público. Tão bem especificados que o edifício não parece desatualizado. Os pisos são de granito e as janelas são duplas, com micropersianas embutidas – coisa muito refinada para os anos 1970”, conta Ana.
Parte interna da Copel: ambientes livres permitem modificação simples com divisórias leves. Foto: Daniel Cavalheiro/Divulgação Copel
Parte interna da Copel: ambientes livres permitem modificação simples com divisórias leves. Foto: Daniel Cavalheiro/Divulgação Copel
A planta flexível, que pode ser adaptada facilmente com o uso de divisórias leves, é outro atributo modernista da sede da Copel, lembra o arquiteto, professor da Universidade Positivo e pesquisador de arquitetura modernista, Roberto Tourinho Fontan. “O prédio com sistema construtivo misto, entre o concreto fundido in loco e com peças pré-fabricadas deram velocidade para a construção. A concentração das instalações sanitárias das extremidades, e as circulações verticais com elevadores e escadas dão muita flexibilidade para a planta, que podem ser arranjada com divisórias e adequada aos novos formatos de trabalhar ao longo do tempo.  Poderia virar até um edifício residencial com algumas adaptações”, sugere.
Circulações verticais da edificação ajudam a dar flexibilidade para a planta. Daniel Cavalheiro/Divulgação Copel
Circulações verticais da edificação ajudam a dar flexibilidade para a planta. Daniel Cavalheiro/Divulgação Copel
Fontan enfatiza ainda a forma de edifício em lâmina, alongado, uma solução natural ao terreno. “Ele é semelhante às estratégias da Torre da Pirelli, em Milão, de Gio Ponti, que combina retângulos e trapézios na planta, uma tipologia de edifícios corporativos que se desenvolveu muito no pós-guerra.”

Memória 

A Copel fala que preservou a documentação histórica do prédio e que “possíveis ações para a preservação da história do edifício” estão sendo discutidas, mas ainda sem um projeto concreto.
Ana Luísa Furquim frisa que manter as características do edifício depende menos de ele ser tombado e mais de educação patrimonial e da vontade do comprador em preservar a memória modernista. "Se o edifício teve elementos inseridos em fase posterior que o levaram a descaracterização, estes podem e devem ser retirados. Se precisar de nova infraestrutura para adaptá-lo a um novo uso, estes elementos podem e devem ser inseridos, diferenciando-se do existente", explica a especialista.
A arquiteta esclarece que esses são os passos de um projeto de restauração caso ocorram adaptações. "Parece difícil, mas é assim que a gente faz. Tem que olhar, observar, conversar com o edifício para perceber o que ele tem de mais valioso. Já vi edifícios tombados em que o investidor até tem interesse em preservar, mas não havendo um inventário que deixe claro quais são as características a serem mantidas, acaba por descaracterizá-lo”.
O professor Paulo Pacheco destaca que Curitiba não conseguiu preservar bem o seu período arquitetônico neocolonial, mas manteve a preservação do eclético e neoclássico. “Seria uma pena que a gente não conseguisse preservar essa época da arquitetura moderna com prédios como a Reitoria, o Teatro Guaíra, o Centro Cívico e vários outros prédios, em nome de modismos que não duram uma semana”.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!