Santa Catarina

Arquitetura

Prédio mais alto do Brasil recebe prêmio internacional de arquitetura

HAUS
27/10/2020 19:55
Thumbnail
O edifício Yachthouse by Pininfarina, o mais alto do Brasil e também o prédio residencial mais alto da América Latina, em construção em Balneário Camboriú (SC), acaba de agregar mais uma marca aos seus números já superlativos. Com 281 metros de altura e 81 andares em suas duas torres, o empreendimento acaba de receber o Prêmio de Arquitetura Americana (The American Architecture Award, na nomenclatura em inglês), que reconhece as edificações construídas e projetadas que se destacam tanto nos Estados Unidos quanto no exterior.
O reconhecimento veio na categoria arranha-céu e colocou o empreendimento da Pasqualotto & GT à frente de outras seis construções conhecidas internacionalmente: o Park Tower e o Salesforce Tower, na Califórnia; o One Dalton, em Boston; o 727 West Madison, de Chicago; e os 390 Madison e 55 Hudson Yards, de Nova York.
“O Yachthouse by Pininfarina é um marco em sua concepção do projeto ao andamento da obra. E ser reconhecido com tamanho prêmio é confirmar todo o esforço, dedicação e aposta em trazer para a América Latina um edifício que é macro em todas as etapas. O projeto é uma sucessão de parcerias e tem como foco o bem-estar dos futuros moradores, que terão à sua disposição ambientes inovadores, confortáveis e dentro dos mais elevados padrões de arquitetura e engenharia”, afirma Alcino Pasqualotto Neto, presidente da Pasqualotto&GT, em nota. O edifício está com 66% de suas obras concluídas e terá 81 apartamentos com quatro suítes, banheira de hidromassagem e três vagas de garagem, além da bela vista da Barra Sul de Balneário.
Esta é a 26ª edição do prêmio, promovido pelo Museu de Arquitetura e Design de Chicago (The Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design), que contou com 400 projetos avaliados, sendo 130 selecionados pelo júri. Além da categoria arranha-céus, também foram destacadas outras 24 categorias como casas privadas, escolas, monumentos, aeroportos e centros de transporte, hospitais, pontes, entre outras.
Todos os projetos selecionados serão publicados na revista internacional "New American Architecture – Global Design Urbanism XX", tida como uma das maiores publicações do setor no mundo. Uma cerimônia de premiação também está prevista, mas foi adiada em decorrência da pandemia da Covid-19.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!