Arquitetura

Prédio mais alto do mundo na Arábia Saudita terá 1 km de altura

*Camila Machado
30/01/2019 14:38
Thumbnail

Foto: divulgação escritório/AS+GG.

Uma torre de 173 metros no topo do Jeddah Tower, na Arábia Saudita, pode fazer do empreendimento o prédio mais alto do mundo. O edifício está em construção na segunda cidade mais populosa do país, e que dá nome ao empreendimento, e terá mais de 1 mil metros de altura, ficando acima das nuvens. O Jeddah Tower também tem vista para o Mar Vermelho.
A obra começou em 2013 e a previsão é de que fique pronta em 2020. A peça central do edifício, a torre, é chamada de Torre do Reino. Irão usufruir das instalações hóspedes milionários, já que o Jeddah Tower vai abrigar um luxuoso hotel. O empreendimento também terá espaço para escritórios e um condomínio residencial. No total, serão 530 mil m² de área.
A expectativa de custo do prédio é superior a 1 bilhão de dólares (cerca de R$ 3,72 bilhão) e o projeto é assinado pelo escritório AS + GG, do qual o arquiteto americano Adrian Smith faz parte. Smith também projetou o Burj Khalifa, o maior arranha-céu já construído e que fica em Dubai.
Foto:  divulgação escritório/AS+GG.
Foto: divulgação escritório/AS+GG.

Inspiração

O design do edifício é tecnológico e também orgânico. A estrutura é assimétrica e foi inspirada em plantas do deserto. A torre, aerodinâmica, lembra um feixe de folhas que se projetam do chão – inicialmente com uma única forma, depois separadas – “fazendo analogia ao crescimento aliado à tecnologia”, segundo o escritório que o projetou.
Ressaltada por curvas, a forma do edifício foi pensada para suportar tempestades de areia e outras intempéries que acometem o deserto saudita.
O tom contemporâneo do projeto está também nas funcionalidades e inovações que ele traz. Um exemplo é que o prédio contará com sistema de parede externa de alto desempenho que minimizará o consumo de energia reduzindo as cargas térmicas. Além disso, cada um dos três lados da Jeddah Tower apresenta uma série de entalhes que criam bolsões de sombra que protegem as áreas do edifício do sol e oferecem terraços ao ar livre com vistas deslumbrantes da cidade de Jeddah e do Mar Vermelho.
Outra curiosidade refere-se ao sistema de elevadores do Jeddah Tower: serão 59 no total, sendo alguns panorâmicos. Os equipamentos também são velozes, trabalhando a uma velocidade de 10 metros por segundo para cima ou para baixo.
Outra característica única do projeto é um terraço com cerca de 30 metros de diâmetro, no nível 157. Aberto ao público, ele será o mais alto observatório do mundo.
*Especial para a Haus.

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!