Arquitetura

Prédios símbolos de Curitiba são homenageados

Sharon Abdalla
29/08/2017 10:30
Thumbnail

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Leticia Akemi

“Um estimulante passeio pelas ruas desta cidade”. A frase, que abre o prefácio do livro “Prédios de Curitiba”, assinado por Rosina Parchen, ex-chefe da Coordenação de Patrimônio Cultural (CPC) do estado, define muito bem a proposta da obra, que será lançada nesta terça-feira (29) no Paço da Liberdade.
De autoria dos arquitetos Guilherme de Macedo, Fábio Domingos Batista e do fotógrafo Washington Takeuchi, o livro reúne 40 prédios que resumem a história arquitetônica e o processo de verticalização de Curitiba por meio de fotos, curiosidades e da análise da arquitetura de tais edificações.
“Ele é uma investigação dos prédios considerados marcantes na cidade, seja por questões arquitetônicas ou pela percepção e afetividade que as pessoas têm em relação a eles”, explica o arquiteto Guilherme de Macedo, idealizador da obra.
 Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Segundo ele, para se chegar aos 40 exemplares listados no livro, foi realizada uma investigação que envolveu mais de 30 pessoas – entre estudantes, fotógrafos e arquitetos – como forma de tornar o processo de “filtragem” mais “democrático”.

Projeto

O projeto de se evidenciar os prédios de Curitiba nasceu em 2014, a partir da criação de uma página no Facebook e da posterior materialização dela no site Prédios de Curitiba, como conta Macedo.
“Nossa intenção era disponibilizar conteúdo sobre os prédios para as pessoas, pois a literatura sobre eles era escassa e, na internet, o que geralmente se encontrava eram valores de venda ou de aluguel dos imóveis, mas nada a respeito de suas histórias”, lembra.
Na medida em que a pesquisa foi avançando, os profissionais perceberam o potencial dela para se transformar em um livro, até como forma de “eternizá-la”. “A partir daí o projeto passou a agregar pessoas que tinham o mesmo [objetivo], como o Fábio e o Takeuchi, e foi inscrito no edital da Fundação Cultural de Curitiba [o livro foi publicado a partir do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da FCC e da prefeitura de Curitiba]”, explica Macedo.

A obra

O livro “Prédios de Curitiba” faz um passeio cronológico pelas edificações marcantes da paisagem da cidade, começando pelo Paço da Liberdade, de 1916, até o Edifício 1232, concluído em 2014.
HISTÓRIA SESC PAÇO LIBERDADE - CURITIBA - 27/02/2014 - VIDA E CIDADANIA - Para a temática de História contamos a história do espaço que hoje é sede do Sesc Paço Liberdade. O local, que começou a ser construído há quase 100 anos, foi sede da prefeitura e do Museu Paranaense. Na Praça Generoso Marques. - Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo
HISTÓRIA SESC PAÇO LIBERDADE - CURITIBA - 27/02/2014 - VIDA E CIDADANIA - Para a temática de História contamos a história do espaço que hoje é sede do Sesc Paço Liberdade. O local, que começou a ser construído há quase 100 anos, foi sede da prefeitura e do Museu Paranaense. Na Praça Generoso Marques. - Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Na segunda parte da obra, os autores discorrem sobre o processo de verticalização de Curitiba, enquanto na terceira deixam o convite para que o leitor permita-se desvendar e conhecer melhor a cidade a partir de sua arquitetura. Eles, inclusive, sugerem alguns pontos por onde esse redescobrimento pode começar.
“Um fator importante de mencionar é o de que tínhamos uma lista com mais de 140 prédios que eram interessantes por diferentes motivos. Para se chegar aos 40, reunimos exemplares variados para mostrar a diversidade arquitetônica da cidade”, frisa o arquiteto Guilherme de Macedo.
Quem quiser conhecer mais de perto o processo de pesquisa que resultou no livro, o que inclui depoimentos de moradores dos imóveis, pode visitar a exposição “Prédios de Curitiba”, que reunirá fotografias e vídeos e estará em cartaz de 29 de agosto a 28 de novembro, no Paço da Liberdade.
As ações relacionadas ao lançamento do livro também contemplam uma agenda de eventos, como palestras e mostras de filmes, que terá início em outubro. A programação ainda não foi divulgada.

Serviço

Lançamento do livro “Prédios de Curitiba” e abertura da exposição
Data: 29/08/2017
Horário: 19h
Local: SESC Paço da Liberdade
Praça Generoso Marques, 189 – Centro
Preço do livro: R$ 100

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!