i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Urbanismo

Prefeita de Paris vai transformar Champs-Élysées em “jardim extraordinário”

  • PorPor HAUS
  • 15/01/2021 16:47
Champs-Élysées
A avenida Champs-Élysées, em Paris,será reformulada, com mais espaço para pedestres e áreas verdes| Foto: Unsplash

Uma das avenidas mais famosas do mundo, a icônica Champs-Élysées, em Paris, vai passar por uma transformação, no que a prefeita da cidade, Anne Hidalgo, definiu como torná-la um "jardim extraordinário". As informações são do portal de arquitetura e design Dezeen. O projeto deve ficar totalmente pronto até 2030 e, de acordo com a agência Bloomberg, o investimento será de US$ 305 milhões.

Siga a HAUS no Instagram

Antes considerada a avenida "mais bonita do mundo", a rua, planejada por André Le Nôtre em 1667 como uma extensão dos jardins do Palácio das Tulherias, tornou-se essencialmente comercial. Hoje há uma crítica, por parte sobretudo dos parisienses, de que o espaço necessita de uma atualização, tornando-a mais sustentável e condizente com o que o mundo demanda.

Mesmo com a profusão de cafés, cinemas, lojas de luxo, da riqueza cultural e de ser um ponto turístico atraente na capital francesa, a avenida já é considerada congestionada, poluída e cara demais.

Na proposta, elaborada pelo estúdio francês PCA-Stream, a metade da rodovia de oito faixas será fechada para carros, e destinada exclusivamente aos pedestres. Também serão introduzidas mais áreas verdes além das que já existem atualmente. A Champs-Élysées é ladeada por castanheiras, porém, levar outras espécies nos 1,9 quilômetros de extensão tem por objetivo torná-la um espaço público mais sustentável e desejável.

A invasão da avenida pelo turismo e carros - segundo estudo da PCA-Stream, uma média de 3 mil veículos circulam pela Champs-Élysées a cada hora - é um dos principais problemas. O tráfego intenso gerou campanhas de moradores de Paris e resultou na formação de um comitê local, que trabalhou com o estúdio de arquitetura na proposta de reformulação.

Além de restringir o tráfego na avenida, a proposta do PCA-Streams prevê ainda a introdução de pavimentação de estradas de baixo ruído, quiosques de alimentação, fileiras de árvores e "salas plantadas" para uso dos pedestres e visitantes, como espaços de relaxamento e reuniões.

Praça da Concórdia

Vista da Praça da Concórdia, em Paris: reforma começará pela região. Foto: Lei Coreographes/Unsplash.
Vista da Praça da Concórdia, em Paris: reforma começará pela região. Foto: Lei Coreographes/Unsplash.

No projeto, também está prevista uma conexão com o Arco do Triunfo e foco na restauração da Praça da Concórdia, que fica aos pés da avenida, com revitalização das conexões da praça com o Jardim das Tulherias, por exemplo. O plano é que a reforma dessa parte esteja pronta até os Jogos Olímpicos de 2024, que serão realizados em Paris, e que a revitalização total seja finalizada em 2030.

Sobre a reforma, a PCA-Stream disse em sua página no Twitter que o bairro merece "voltar a brilhar", e que a nova abordagem conecta-se com uma cidade mais sustentável, inclusiva e desejável, com foco na natureza e no bem-estar das pessoas.

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Mauricio Nadolny

    ± 5 horas

    Deveriam fazer uma lavoura de soja ali!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      C R Berger

      ± 8 horas

      Pra vc que vai a Paris: pra curtir a Avenida, posicione-se no Arco do Triunfo, desça a avenida, pela calçada a direita. O must é comer em restaurante na calçada, chamados terrace. Destaque para o Le Lion de Bruxelles. Com as famosa cerveja e chopp Leffe. Do outro lado da avenida, não tem nada que mereça atenção.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      Fim dos comentários.