Entre Mundos

Arquitetura

Premiado arquiteto brasileiro lança podcast de entrevistas com principais vozes da arquitetura Brasil-Portugal

Luan Galani
28/01/2021 12:56
Thumbnail

Gustavo Utrabo é um dos principais arquitetos brasileiros em ascensão. | Gustavo Utrabo/Divulgação

O arquiteto curitibano Gustavo Utrabo, radicado em São Paulo e considerado pela Universidade de Harvard um dos principais arquitetos brasileiros em ascensão, lançou no último dia 21 o podcast 'Entre Mundos'. O programa é uma iniciativa do Departamento de Cultura do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e conta com apoio da regional paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP).
A primeira temporada, batizada de 'Conversas Atlânticas', conta com seis episódios e é uma série de conversas sobre a arquitetura contemporânea portuguesa e brasileira, suas diferenças e similaridades. Entre os convidados entrevistados estão o arquiteto português Eduardo Souto de Moura, prêmio Pritzker de 2011; o escritório cabo-verdiano Ramos Castellano, a arquiteta e historiadora Ana Luiza Nobre e Ângelo Bucci, uma das principais vozes contemporâneas da arquitetura brasileira.
Utrabo recebeu em 2018 uma das maiores honrarias do mundo, o RIBA International Prize, e na mesma edição do prêmio britânico foi considerado o principal arquiteto em ascensão do mundo. Recentemente atuou como professor visitante no Mestrado de Artes da Universidade de Hong Kong (leia um pouco sobre essa experiência aqui) e foi convidado a integrar o júri do RIBA International Prize 2020 ao lado de nomes consagrados da arquitetura mundial.
"A ideia surgiu entre 2018 e 2019, uma época em que eu viajei bastante e entrei em contato com muitos diplomatas brasileiros. Muitos defenderam que o nosso país precisa atualizar a imagem da arquitetura brasileira pelo mundo, e falar mais da produção contemporânea do Brasil", explica Utrabo.
As entrevistas seriam todas feitas pessoalmente, mas, com a pandemia, elas foram produzidas por telefone. "São anedotas. Seis entrevistas com pessoas muito relevantes em que falamos sobre tudo. É uma tentativa de popularizar um conteúdo denso que muitas vezes está restrito", defende o arquiteto.
Para a próxima temporada, a ser publicada somente no fim de 2021, o arquiteto responsável pelo programa adianta que o tema será a arquitetura contemporânea da América Latina, focando em produções do México, Chile, Peru e Argentina.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!