Arquitetura

Presidente do CAU-PR renuncia e conselho dos arquitetos tem nova diretoria

Luciane Belin*
13/09/2018 11:00
Thumbnail

Foto: Reprodução/CAU-PR

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR) divulgou um comunicado oficial na tarde desta quinta-feira (11) informando a renúncia do presidente da instituição, Ronaldo Duschenes.
Quem assume em seu lugar é a vice-presidente eleita, Margareth Ziolla Menezes, arquiteta formada pela UFPR com 27 anos de profissão. Com atuação em seu próprio escritório e com passagem por diferentes instituições da área, Margareth faz parte do CAU-PR como conselheira há cerca de sete anos e participou também da Associação Paranaense dos Escritório de Arquitetura (AsBEA-PR), onde passou por diferentes cargos por cerca de 15 anos.
Segundo ela, sua gestão dará continuidade ao trabalho iniciado na gestão com Ronaldo, bem como trazer novas propostas e realizar um planejamento estratégico atualizado ao momento atual da Arquitetura e do Urbanismo no Paraná. “Na hora que nós somos eleitos, independentemente de virmos de chapas e propostas diferentes, algumas propostas se assemelhavam. Ambos somos arquitetos, sabemos das problemáticas da arquitetura perante a sociedade, então muitas propostas são similares, com algumas diferenciações”, diz Menezes.
Foto: Reprodução/CAU-PR
Foto: Reprodução/CAU-PR
Em nota, o conselho expressou seu agradecimento ao ex-presidente pelos serviços prestados. “Sob sua orientação, dentro de um modelo de gestão participativa, com decisões colegiadas, os colaboradores do CAU/PR puderam contar com um líder realmente inspirador. Sua gestão no CAU/PR foi realizada com total competência, extrema dedicação e absoluta correção”, diz o comunicado oficial do conselho.
Em sua carta de renúncia, o ex-presidente Ronaldo Duschenes acusa motivos de “foro íntimo” para justificar a opção por deixar o cargo, agradece o apoio durante sua atuação e comenta a importância da autarquia para o fortalecimento da arquitetura e do urbanismo no Estado.
Reprodução/CAU-PR
Reprodução/CAU-PR
Veja um trecho da carta.
Compreendi que além dos compromissos com a nossa categoria profissional, é necessária e urgente a efetivação de medidas que colaborem para a promoção da defesa da ordem jurídica e dos direitos sociais, difusos, coletivos e individuais homogêneos que são aqueles que têm como titulares a coletividade, o grupo, a classe ou uma categoria de pessoas.
Assim, a responsabilidade e compromissos deste Conselho transcendem os profissionais de arquitetura e abrangem colaboradores e sociedade, o que às vezes pode ser de difícil compreensão, mas que não pode ser menosprezado e deve ser defendido e efetivado, ressaltando a importância e o respeito às instituições.
São grandes os desafios e considerando a tenra idade deste Conselho, há um longo caminho a ser percorrido, apesar dos relevantes avanços e conquistas já prestados pelo CAU/PR à Arquitetura e Urbanismo do Paraná“.
*Especial para HAUS.

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!