Arquitetura

Primeira cidade flutuante do mundo sai do papel e recebe seus primeiros habitantes

Luan Galani
25/03/2019 18:01
Thumbnail

Foto: Divulgação

A primeira comunidade flutuante do mundo finalmente é uma realidade. Depois de alguns anos de organização e planejamento, a primeira ilha-cidade do globo começou a receber seus primeiros habitantes. Ela fica no mar da Polinésia Francesa. Até 2020 a cidade ficará totalmente pronta, como uma zona econômica especial com criação sustentável de peixes, parques eólicos oceânicos e outras inovações ainda não apresentadas.
Para acompanhar os desafios dos 5 primeiros moradores, eles criaram uma série de programas no YouTube. Confira o primeiro episódio aqui abaixo. Para ver os outros vídeos, clique aqui.
A ideia é encabeçada pela organização norte-americana sem fins lucrativos The Seasteading Institute, que recebe doações polpudas de bilionários como Peter Thiel, cofundador do PayPal, e que é uma rede mundial de empresas, pesquisadores, arquitetos e entusiastas.
O primeiro casal a fazer parte da iniciativa é o norte-americano Chad e a tailandesa Nadia, que estão morando em uma célula-apartamento sozinhos. “A Ocean Builders está vendendo esta propriedade à beira-mar por uma fração do custo de qualquer outra propriedade onde você teria frente para o mar”, confronta Chad. “É o fato de que estamos começando algo completamente novo.”

Veja como ficará a primeira cidade flutuante do mundo até 2020

Assim que o Instituto finalizar a etapa de estudo e pesquisa, a Polinésia Francesa começará o processo de criação da legislação que permita a construção da cidade. Foto: reprodução / site.
Assim que o Instituto finalizar a etapa de estudo e pesquisa, a Polinésia Francesa começará o processo de criação da legislação que permita a construção da cidade. Foto: reprodução / site.
O plano é que a cidade flutuante abra as portas até 2020. Por enquanto, o Instituto desenvolvedor do projeto realiza estudos  para criação de uma legislação em conjunto com a Polinésia Francesa. Foto: Reprodução
O plano é que a cidade flutuante abra as portas até 2020. Por enquanto, o Instituto desenvolvedor do projeto realiza estudos para criação de uma legislação em conjunto com a Polinésia Francesa. Foto: Reprodução
Projeção de como será a cidade flutuante. Imagem: Divulgação
Projeção de como será a cidade flutuante. Imagem: Divulgação

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!