Arquitetura

Primeira floresta vertical da Ásia terá mais de mil árvores

HAUS
08/02/2017 11:40
Thumbnail

Imagens: Stefano Boeri Architects/Divulgação

A China é referência quando se trata de arranha-céus, mas um novo tipo de construção promete se destacar na cidade de Nanjing, capital da província de Jiangsu. Serão entregues em 2018 as Nanjing Green Towers, duas torres que formarão a primeira floresta vertical da Ásia.
O projeto é assinado pelo escritório italiano Stefano Boeri Architects, que possui outras construções com a mesma característica em Milão, na Itália, e em Lausanne, na Suíça. A intenção do escritório em criar edifícios com florestas verticais é regenerar a biodiversidade da região através da arquitetura.
Edifício residencial projetado pelo escritório, em Milão.
Edifício residencial projetado pelo escritório, em Milão.
A fachada dos prédios é intercalada entre varandas e tanques para vegetação. A torre maior, de 200 metros de altura, abrigará escritórios, museu e um clube na cobertura, enquanto a segunda torre, de 108 metros, terá um hotel comandado pela grife Hyatt, sendo 247 quartos de tamanhos variados.
Serão plantados ao longo da construção 1.100 exemplares de árvores, altas e médias, e 2.500 unidades de plantas pendentes e arbustos, que cobrirão uma área de 6 mil metros quadrados. A previsão é de que a floresta vertical absorva cerca de 25 toneladas de gás carbônico por ano e produza 60 quilos de oxigênio por dia. O escritório também vai desenvolver projetos de florestas verticais nas cidades chinesas de Shijiazhuang, Liuzhou, Guizhou, Shanghai e Chongqing.
O escritório italiano ainda pretende lançar um livro para popularizar o conceito de florestas verticais. Com o título “A Forest City”, a obra será lançada pelo editora da Universidade de Tongji, na China. A previsão de chegada nas livrarias é em abril.

LEIA TAMBÉM

Saiba como cuidar e usar cactos na decoração da casa

Ikea ganha prêmio de design do ano com abrigo para refugiados

Apartamento vira refúgio urbano com decoração rústica e sustentável

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!