Leitura de quarentena

Arquitetura

Quatro profissionais sugerem livros para quem ama arquitetura, design e decoração

HAUS
29/05/2020 21:23
Thumbnail

Foto: Bigstock

Gosta de ler? Está em busca de sugestões que, além do relaxamento, te levem a refletir ou conhecer novos temas? HAUS convidou quatro arquitetos para compartilhar suas indicações de leituras sobre arquitetura, design e urbanismo para você ficar em casa, aprender e se distrair na quarentena. Confira!

"Bel Lobo e Bob Neri: Vida é Obra", de Simone Raitzik

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução
“É um livro bem descontraído, bem bacana e tranquilo, que fala sobre a vida desses dois arquitetos que têm 30 anos de profissão. O legal é que ele é dividido em dois momentos: metade do livro fala sobre a vida pessoal deles, então fala muito sobre trabalhar em casa, no escritório, home office, bem um pouco disso que estamos passando. A outra parte fala sobre os projetos, os clientes, desde a Farmaté até o Boticário. É bem interessante, tem a descrição das inspirações, as histórias. Nada muito técnico. Para essa quarentena, fica a dica!”
Por Guilherme Bez, arquiteto

"Social Design", por Museum für Gestaltung Zürich e Angeli Sachs

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução
“É um livro que vem bem a calhar para esse momento de pandemia, de reclusão, de repensar o que é verdadeiramente importante nas nossas vidas. Não só na nossa vida pessoal. Esse livro mostra as várias formas que arquitetos e designers transformam seus trabalhos de forma social. O livro é dividido em vários temas como imigração, falta de água, comida, higiene, energia elétrica, temas muito importantes que continuam nos assolando. É um momento de pensar o que nós podemos fazer pelo mundo, mais do que simplesmente pensar na estética ou no próximo cliente".
Por Letícia Kunow, arquiteta

"A História da Cidade", de Leonardo Benevolo

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução
“Este livro é muito bom para quem é da área ou gosta de estudar um pouco de história. O Leonardo Benevolo é um historiador da arquitetura e da arte, então ao mesmo tempo em que ele abrange vários conteúdos sobre urbanismo, ele dá uma pincelada nas principais características de algumas cidades do mundo. É um livro muito interessante, mostra como aquilo que temos em nossas cidades hoje existe por conta de todas as experiências pelas quais a humanidade e as civilizações já passaram."
Por Leonardo Gazzalle, arquiteto

"The Finer Things", de Christiane Lemieux

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução
"Gosto muito deste livro porque a autora mostra o quanto o design de interiores é importante para a qualidade de vida dos habitantes e como ele complementa a estrutura física. Em todo o livro ela afirma que qualidade de vida é muito importante porque aflora as percepções subjetivas de conforto e beleza. Chama a atenção para a atemporalidade, o conforto e a combinação perfeita de cada elemento decorativo, além de mostrar como reconhecer a qualidade na construção e acabamento de cada móvel e elemento decorativo.”
Por Luciana Gibaile, arquiteta

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!