Arquitetura

Área íntima ‘escondida’ é destaque em projeto de apartamento de 84 m²

HAUS
06/01/2019 13:52
Thumbnail
Manter a privacidade da área íntima a partir de uma solução cheia de estilo é o destaque do projeto do apartamento Morato, assinado pelo escritório Tria Arquitetura. Localizado em São Paulo, o imóvel de 84 m² ganhou um painel laqueado desenhado com ripas assimétricas que ‘escondem’ as portas da suíte do casal, do dormitório de hóspedes e do banheiro social, fazendo com que não sejam percebidas por quem circula pela área social.
A camuflagem é tão bem feita que até os puxadores ‘desaparecem’. Isto é possível pelo desenho tipo cava, que faz com que não fiquem aparentes devido ao ritmo das ripas que compõem o painel. “Como as portas dão diretamente na sala, uma vez que o apartamento não tem corredor, esta foi uma forma de reservarmos os quartos, além de despoluí-la visualmente”, explica Marina Cardoso de Almeida, que assina o projeto com a também arquiteta Sarah Bonanno.
Não bastasse isso, a cor escolhida pelas arquitetas, um azul vivo, faz com que o elemento roube de vez a cena e atraia para si todos os olhares. “Optamos por um piso bem escuro, então trouxemos o azul para ganhar um pouco de cor e fugir do tom madeira”, destaca Marina.

Amplitude

A integração dos ambientes sociais e de serviço é outro ponto forte do projeto. Isso porque os moradores, um jovem casal, desejavam um local para receber os amigos ao mesmo tempo em que fosse funcional para atender as necessidades do dia a dia.
Para isso, o projeto integrou a cozinha às salas de jantar e estar, a área de serviço ao terraço e este às salas, criando um ambiente único. Isso foi possível a partir da retirada de todos os caixilhos e da instalação de um único fechamento para a varanda, o que ainda garantiu abundante iluminação natural para o espaço.
A integração é reforçada pela unidade do revestimento dos pisos, executado em porcelanato cinza escuro nas áreas sociais e em madeira com paginação espinha de peixe nos espaços íntimos. Toda a marcenaria do imóvel foi desenhada sob medida para o projeto e inclui a mesa de jantar, a bancada de escritório, toda a cozinha e a cabeceira da suíte do casal, que recebeu iluminação indireta para proporcionar conforto ao ambiente.
“Como a bancada da cozinha é única, branca e atravessa o apartamento de fora a fora, optamos pelo revestimento da parede em tons de azul degradê para dar um toque de cor e trazer ritmo, evitando que ela ficasse monótona”, acrescenta a arquiteta.
Veja mais fotos do projeto do apartamento Morato.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!