Arquitetura

Apartamento duplex privilegia espaços de convivência e entretenimento da família

Luciane Belin*
02/12/2018 14:00
Thumbnail

Fotos: Guilherme Pucci

Aproveitar a vista proporcionada pela localização no topo de uma torre de nove andares para criar uma área de lazer única foi a proposta do projeto para o apartamento duplex Ipiranga, em São Paulo. Com 160 m², ele prioriza atrativos como uma grande churrasqueira com direito a ofurô na laje superior e integra a varanda à sala de jantar para criar quase uma área de eventos dentro do lar.
Assinada pelo arquiteto Pietro Terlizzi, do escritório Pietro Terlizzi Arquitetura, a reforma trouxe para o espaço um visual industrial, trabalhado com dutos elétricos aparentes e revestimentos rústicos, mesclando tijolos, madeira e porcelanato com estilo cimentício.
A estrutura metálica, que cobre o home theater e a sala de jantar, traz blocos amarelos na parede, na porta e na marcenaria, combinados com as nuances de cinza. A mesa, desenhada pelo escritório de arquitetura, tem rodízios para se movimentar facilmente. Os cordões de luz e a galeria de quadros reforçam a atmosfera jovem e descolada.
No andar de baixo, o caixilho e a alvenaria original da sacada foram removidos para integrar a varanda à sala. A escada caracol, original do apartamento, recebeu pintura automotiva amarela e se tornou um elemento visual importante, inclusive para quem vê o ambiente de fora. A varanda foi aproveitada como cantinho de leitura e dos momentos com o violão.
O estar traz elementos aconchegantes, como o assoalho em cumaru, e urbanos, como o cimento queimado. Já o forro e as paredes pintadas de branco equilibram esse conjunto de texturas. Para não atravancar a circulação, a marcenaria é linear e fica junto às paredes, a exemplo do rack. O projeto de iluminação, trabalhado com spots embutidos no forro, é importante para suprir a falta de claridade, já que o apartamento só recebe luz em uma das faces.
A parede da entrada, revestida com tijolos aparentes, faz fundo para a pequena sala de jantar. Enquanto o banco estofado serve tanto de assento para as refeições quanto para os moradores calçarem os sapatos, organizados nos nichos. Com estilo americano, a cozinha dispõe de uma bancada generosa para o cooktop e bastante espaço para os eletrodomésticos. A marcenaria cinza chumbo contrasta com os tampos de quartzo branco e as cerâmicas do tipo bricks das paredes.
No quarto de casal, quem se destaca é a cabeceira com estrutura de MDF e couro sintético. Ela traz uma luz indireta que incide sobre a parede de tijolos e evidencia o material. A paginação do tecido em espécie de almofadas dá um toque clássico, criando um contraponto com os elementos modernos da área.
No banheiro da moradora, o branco predomina em boxe e bancada. Somente o piso da área seca tem aparência de madeira, a fim de aquecer o local. Já o banho do marido traz matizes de cinza em marcenaria, piso e revestimento do boxe. Estreita, a pia esculpida em pedra se estende de uma parede a outra, maximizando a área do lavabo. Os pendentes industriais dão graça e personalidade ao banheiro de visitas.

Veja mais fotos

*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!