Solução inusitada

Arquitetura

Projeto traz banheiro para a entrada da casa e convida a repensar disposição dos ambientes

Sharon Abdalla
09/04/2020 17:00
Thumbnail

Imagem: Divulgação/Y Arquitetos

Lavar as mãos com frequência e imediatamente após entrar no ambiente doméstico, preferencialmente sem tocar em nada até lá. Em tempos de prevenção ao contágio da Covid-19, tais ações, aparentemente simples, mas de grande impacto, podem se tornar um desafio em lares sem lavabos ou nos quais o banheiro é, por convenção, um dos últimos ambientes a serem acessados dentro do fluxo doméstico.
O escritório curitibano Y Arquitetos, no entanto, mostra que, mesmo tido como menos nobre ou ultraprivativo, o banheiro pode ter seu lugar de destaque e também funcionar como uma convidativa, segura e inusitada entrada de casa.
É o que ocorre no projeto desenhado para um jovem casal, a ser construído em uma área rural de Campo Largo, na região metropolitana da capital paranaense. Nele, a suíte também assume tal função, sendo um dos acessos dos moradores ao interior do imóvel a partir da garagem.
"Nosso método é pautado em desenvolver o projeto junto com o cliente. Ele não [resulta] de nenhuma invenção totalmente nossa, nem uma imposição total do cliente. É um processo de troca, no qual o cliente expõe sua intimidade para que possamos entender suas reais necessidades no dia a dia", comentam os arquitetos Pedro Sunyé e Lucas Issey, à frente do escritório.
Foi assim que eles souberam da sensação de desconforto que a cliente experimentava sempre que chegava em casa. Médica cirurgiã, ela se sentia suja ao sair do trabalho (mesmo que se lavasse ao deixá-lo) e só conseguia interagir com o marido ou o lar depois de tomar um banho.
Detalhe da planta destaca o acesso ao banheiro da suíte a partir da entrada da residência. Imagem: Divulgação/Y Arquitetos
Detalhe da planta destaca o acesso ao banheiro da suíte a partir da entrada da residência. Imagem: Divulgação/Y Arquitetos
Para solucionar a questão e fazer com que a nova casa responda a esta necessidade, os arquitetos ligaram a garagem ao banheiro da suíte por meio de um painel que faz as vezes de porta - imperceptível para quem desconhece sua existência - e de uma passagem que, além do banheiro, também leva ao quarto do casal.
"O banheiro tem 16 m², banheira, box com chuveiro, cuba dupla, área para guardar a roupa suja", descreve Issey. Uma grande abertura do piso ao teto, de 1 m de largura por 2,5 m de altura, permitirá ainda que, do chuveiro, os proprietários desfrutem a vista sem que sejam observados por quem esteja do lado de fora, uma vez que o box está recuado em relação ao volume do cômodo.

Composição espacial do imóvel contribui para êxito da solução

A disposição do banheiro em um volume próprio, assim como ocorre com os demais ambientes da casa, contribuiu para que o acesso a ele pelo exterior fosse facilitado.
Imagem: Divulgação/Y Arquitetos
Imagem: Divulgação/Y Arquitetos
A opção pelos módulos, ao invés de um bloco único que abrigasse todos os cômodos, se deu para que os moradores possam desfrutar ao máximo a vista (todos os ambientes darão para o campo), para que a casa tenha condições de acompanhar mudanças na família (como a chegada de mais filhos, por exemplo) a partir do acréscimo de novos volumes e para que o fluxo entre ambientes funcione quase como um ritual de passagem.
Vista geral dos módulos que compõem o imóvel. Imagem: Divulgação/Y Arquitetos
Vista geral dos módulos que compõem o imóvel. Imagem: Divulgação/Y Arquitetos
"Quando sai de um ambiente, a pessoa vai passar por um lugar semiaberto, com grande contato com o exterior [proporcionado pelas aberturas em vidro], antes de voltar para o interior. Se você caminha por uma casa de 200 m² [área do imóvel], tudo parece ser a mesma coisa. [Agora,] quando se tem sombra, luz, a transição entre os espaços passa a ter ritmo, o que transmite a sensação de um lugar mais amplo, mais complexo, mais rico especialmente", detalha Sunyé.
Para a estrutura do imóvel, a opção será pelo bloco de concreto cru, material que absorve as marcas do tempo e irá "envelhecer com a casa", mesma intenção dos clientes, que planejam passar a vida toda nela. Internamente, as paredes serão revestidas com painéis em madeira, que garantirão a sensação de conforto e calor aos espaços.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!