Mirante do Madadá

Arquitetura

Projeto brasileiro de hotel sustentável é destaque na Bienal de Veneza

HAUS
18/06/2021 23:35
Thumbnail
A floresta amazônica é um desses destinos que instiga a imaginação e o desejo de aventureiros e turistas. E no que depender do arquiteto Marko Brajovic, ele será ainda mais atraente aos olhos dos brasileiros e do mundo. O atelier que leva o seu nome representa o Brasil na 17ª Bienal de Arquitetura Veneza com nove projetos de comunicação, educação e arquitetura, sendo um deles o do Mirante do Madadá, complexo turístico que propõe uma imersão na floresta e na sua biodiversidade, tendo como foco a sustentabilidade.
Baseado em elementos naturais e culturais da região, o projeto tira partido da topografia do terreno, localizado às margens do Rio Negro, na distribuição das estruturas independentes que compõem o complexo, todas interligadas por passarelas elevadas. Isso faz com que a ocupação do espaço se dê de forma orgânica e potencializa a imersão e o desfrute da natureza local.
Projeto será construído às margens do Rio Negro.
Projeto será construído às margens do Rio Negro.
Entre essas estruturas estão a Casa Coletiva, área onde estão concentrados os espaços sociais do complexo (recepção, serviços, bar, restaurante, serviços e piscina de borda infinita) e que, aberta na frente e fundo, permite a observação da mata e também do nascer do sol no Mirante do Madadá.
Módulos biomimetizados imitam sementes e abrigam os dormitórios.
Módulos biomimetizados imitam sementes e abrigam os dormitórios.
Já as "sementes" -- módulos que abrigam os quartos -- estão dispostos pelo percurso e apresentam forma que mimetiza as sementes encontradas no rio. No total, são 12 acomodações, com projeto de interiores assinado pela arquiteta Marília Pellegrini.
Interiores têm projeto limpo e confortável.
Interiores têm projeto limpo e confortável.
"'Im-plantar' um novo artefacto humano na floresta precisa ser de forma gentil e sutil, criando uma nova relação simbiótica. O gesto simbólico e morfológico desse projeto, igualmente como a própria palavra sugere, é o de 'plantar sementes'. As sementes condensam toda a força e informação de uma futura planta. Igualmente, elas simbolizam a prosperidade da vida e a magia da germinação no momento certo", descreve o arquiteto em mensagem publicada em seu perfil em uma rede social.
O ponto mais distante do complexo foi batizado como a Casa de Cura. Inspirado na flor vitória-régia, o local é destinado às práticas de yoga, aos encontros com representantes indígenas da região ou à realização de massagens e banhos ayurvédicos.
Afastada na mata, a Casa de Cura tem forma inspirada na flor vitória-régia.
Afastada na mata, a Casa de Cura tem forma inspirada na flor vitória-régia.
Todo o projeto foi desenvolvido tendo como foco o turismo de base comunitária e o desenvolvimento sustentável e sócio-econômico da região amazônica e pode ser conhecido, juntamente com os demais assinados pelo Atelier Marko Brajovic, na exposição "Amphibious – vivendo entre a água e a terra na Amazônia”. A mostra está em exibição no Pavilhão Central (Giardini) da Bienal de Arquitetura de Veneza, que segue até o próximo dia 21 de novembro.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!