Arquitetura

Projeto brasileiro que constrói casa em 24 horas será exibido em Las Vegas

Gazeta do Povo
19/08/2019 21:56
Thumbnail

Projeto brasileiro Casa24h vai participar do Autodesk University Las Vegas. Imagem: Divulgação

Uma casa de 45 m² (sala, cozinha, banheiro e dois quartos) foi completamente finalizada — da fundação até o acabamento e a decoração — em apenas 24 horas trabalhadas. Se considerada uma jornada de oito horas diárias, o projeto leva três dias para ficar inteiramente pronto.
Idealizada pela Inovatech Engenharia, empresa focada na consultoria de sustentabilidade para construções, e montada durante a feira da construção civil do Brasil, a Feicon Batimat, com 12 parceiros (das áreas de sistemas elétrico e hidráulico, paredes de concreto, concepção arquitetônica e design de interiores, entre outras), a ação ganhou notoriedade internacional e foi escolhida para participar do Autodesk University Las Vegas, um dos maiores e mais importantes eventos na área de BIM (Building Information Modeling), que acontece de 19 a 21 de novembro deste ano nos Estados Unidos.
A casa foi levantada em placas pré-fabricadas de concreto, que são de baixa manutenção e alta resistência, e atende todos os 53 critérios de eficiência e sustentabilidade do Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal.
A arquiteta e urbanista Fernanda Cruz, da QuattroD, parceira na iniciativa, acredita que o reconhecimento se deve principalmente pelo caráter totalmente inovador da proposta. “As tecnologias utilizadas no desenvolvimento e a equipe multidisciplinar que trabalhou para a construção da casa em tempo recorde foram fundamentais para o resultado e, também, para mostrar o potencial das empresas nacionais”.
O segredo de conseguir construir a casa em apenas 24 horas está em diversas soluções empregadas, a começar pela metodologia Lean de gestão de obra, também conhecida como 3P — Preparação do Processo de Produção –, em que fornecedores e projetistas de diversas especialidades simularam virtualmente, em modelos físicos e em escala reduzida, todas as etapas de montagem, buscando soluções que maximizassem a construtibilidade, como destaca em artigo o Flávio Picchi, presidente do Lean Institute Brasil.
“Em seguida, um planejamento detalhado foi realizado, priorizando a obtenção de um fluxo contínuo, balanceando e ritmando as diversas equipes envolvidas. Esse planejamento foi testado em montagens na fábrica, cronometrando e otimizando as atividades, incorporando as melhorias com participação dos trabalhadores. Finalmente, um trabalho padronizado foi elaborado, estabelecendo, em detalhes, o passo a passo, o que cada trabalhador deveria executar, em cada momento. O layout e a disposição de materiais foram também definidos de forma que se obtivesse o mínimo de deslocamentos e movimentações e o máximo de segurança”, explica.
De acordo com Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia, uma casa do mesmo porte demora, em média, dois meses para ser erguida de maneira tradicional. Um projeto em São Paulo com 20 residências desse tipo tem valor estimado em R$ 90 mil a unidade. Se forem cem casas, esse preço cairá para R$ 76 mil, segundo a empresa.

Veja o passo a passo da construção:

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!