Laje de Pedra

Arquitetura

Projeto de hotel de luxo na Serra Gaúcha ganha prêmio internacional

Sharon Abdalla
25/07/2022 19:41
Thumbnail
Revitalizado e premiado internacionalmente. O hotel de luxo Laje de Pedra foi um dos vencedores na categoria Arquitetura de Hospitalidade do DNA Paris Design Award, premiação realizada pelo Farmani Group e In Between.
Localizado em Canela (RS), um dos destinos turísticos mais procurados da Serra Gaúcha, o projeto tem a assinatura do escritório Perkins&Will e combinou o retrofit da estrutura original, datada dos anos 1970, a uma ampla expansão, coordenados pelo arquiteto e Douglas Tolaine.
A revitalização ocorreu após o fechamento do hotel -- que recebeu grandes e importantes eventos, como a assinatura do Tratado do Mercosul, em 1992 -- em decorrência da pandemia e sua compra pela empresa LPD Canela Empreendimentos e Participações. Cerca de R$ 500 milhões foram investidos na revitalização do complexo hoteleiro.

O projeto

A revitalização proposta pelo Perkins&Will atualizou quase que por completo a estrutura do antigo hotel, mas manteve intacto o valor arquitetônico da edificação, com janelas em arco e a estrutura em concreto, com projeto original de Edgar Albuquerque Graeff. O projeto de interiores é de Anastassiadis Arquitetos e paisagismo por Sergio Santana.
Para atender às demandas atuais de hospitalidade e conforto, novas áreas e serviços foram incluídos, como três novos restaurantes, um bar lounge, brinquedoteca e área wellness, com spa e academia. Há, ainda, teatro, cinema e um centro de convenções. O destaque, no entanto, fica por conta das duas piscinas de borda infinita, com vista para o penhasco e para a Reserva Ecológica Vale do Quilombo.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!