Projeto de recuperação de fachadas históricas em Curitiba entrega 20º imóvel público

Rosto da Cidade recupera fachada de imóveis públicos e privados no Centro Histórico de Curitiba

Casa Muzzillo está em fase de recuperação da fachada. Foto: Pedro Ribas/SMCS

por Gazeta do Povo

19/07/2019

compartilhe

O programa Rosto da Cidade, que prevê a recuperação de edifícios públicos do Setor Histórico de Curitiba, chega ao 20º prédio público atendido: a Casa Muzzillo. O exemplar histórico que data do início do século 20, foi construído pelo arquiteto italiano José Muzillo e serviu de moradia para a família até 1955. Desde 1998, o espaço abriga o Instituto Cidadania e Voluntariado, antigo Centro de Ação Voluntária (CAV).

>>> Memória de imigrantes alemães, ‘a casa atrás da moita’ dá adeus a Curitiba

Casa está em fase final de recuperação. Foto: Pedro Ribas/SMCS

A casa rosada da esquina da Rua Ébano Pereira com a Alameda Augusto Stellfeld está na fase final de pintura e receberá ainda uma resina antipichação.

O projeto Rosto da Cidade vem sendo trabalhado pela Prefeitura de Curitiba desde agosto de 2018. À época, HAUS levantou junto ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) que o investimento para a realização das ações estava previsto em R$ 4,8 milhões.

>>> Projeto pretende recuperar imóveis históricos do centro de Curitiba; veja quais

Além da recuperação dos imóveis, o investimento compreende planos de iluminação pública, segurança, mobilidade e acessibilidade.

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Imóveis particulares

De acordo com a administração do município, neste ano de projeto, além dos prédios públicos recuperados, foram finalizados os trabalhos de limpeza e pintura em 11 imóveis privados.

>>> Casa que já foi considerada pornográfica pelos curitibanos está de cara nova

O trabalho em prédios históricos privados é permitido após aprovação de um projeto do Executivo na Câmara Municipal de Curitiba.

Com seis etapas de execução, o Rosto da Cidade é uma ação conjunta desenvolvida por Ippuc, Fundação Cultural de Curitiba e as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas.

LEIA TAMBÉM

Museu do Centro de Curitiba vai ganhar café, nova cor e vidros com desenhos das antigas grades

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você