Arquitetura

Projeto de recuperação de fachadas históricas em Curitiba entrega 20º imóvel público

Gazeta do Povo
19/07/2019 15:21
Thumbnail

Casa Muzzillo está em fase de recuperação da fachada. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O programa Rosto da Cidade, que prevê a recuperação de edifícios públicos do Setor Histórico de Curitiba, chega ao 20º prédio público atendido: a Casa Muzzillo. O exemplar histórico que data do início do século 20, foi construído pelo arquiteto italiano José Muzillo e serviu de moradia para a família até 1955. Desde 1998, o espaço abriga o Instituto Cidadania e Voluntariado, antigo Centro de Ação Voluntária (CAV).
Casa está em fase final de recuperação. Foto: Pedro Ribas/SMCS
Casa está em fase final de recuperação. Foto: Pedro Ribas/SMCS
A casa rosada da esquina da Rua Ébano Pereira com a Alameda Augusto Stellfeld está na fase final de pintura e receberá ainda uma resina antipichação.
O projeto Rosto da Cidade vem sendo trabalhado pela Prefeitura de Curitiba desde agosto de 2018. À época, HAUS levantou junto ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) que o investimento para a realização das ações estava previsto em R$ 4,8 milhões.
Além da recuperação dos imóveis, o investimento compreende planos de iluminação pública, segurança, mobilidade e acessibilidade.
Foto: Pedro Ribas/SMCS
Foto: Pedro Ribas/SMCS

Imóveis particulares

De acordo com a administração do município, neste ano de projeto, além dos prédios públicos recuperados, foram finalizados os trabalhos de limpeza e pintura em 11 imóveis privados.
O trabalho em prédios históricos privados é permitido após aprovação de um projeto do Executivo na Câmara Municipal de Curitiba.
Com seis etapas de execução, o Rosto da Cidade é uma ação conjunta desenvolvida por Ippuc, Fundação Cultural de Curitiba e as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!