Patrimônio

Arquitetura

Projeto de restauro dos interiores da Catedral de Notre Dame é aprovado com polêmica

Andreea Cutieru*
23/12/2021 13:01
Thumbnail
À medida em que a reconstrução e restauração na Catedral de Notre Dame avançam, os especialistas em patrimônio responsáveis pela obra estão tendo que tomar importantes decisões no que se refere à aparência de alguns elementos que precisam ser substituídos.
No início de dezembro, a Comissão de Arquitetura e Patrimônio Nacional da França aprovou a proposta apresentada pela cúria de Paris, a qual inclui a completa reorganização do mobiliário para melhor acomodar os turistas e visitantes. Além da remoção da maioria dos confessionários, o projeto inclui a adição de algumas obras de arte moderna e contemporânea no acervo da Catedral. Patrick Chauvet, responsável pela Notre Dame, também disse que a diocese de Paris está aberta ao uso de projeções de luz exibindo trechos da Bíblia para decorar o interior da igreja.
A notícia da aprovação do projeto foi duramente criticada, a partir do argumento de que as intervenções contemporâneas não dialogam com a estrutura gótica da catedral. Como resultado, uma carta aberta foi assinada por cerca de 100 figuras públicas francesas, incluindo historiadores de arte, escritores, arquitetos e especialistas em patrimônio. A iniciativa também parece ter ganhado força junto à mídia, que qualificou o projeto como uma "Disneyficação de Notre Dame", como fez o "The Telegraph”.
Em defesa do projeto, a diocese de Paris disse que as mudanças serão feitas apenas para tornar o monumento mais acessível, além de aproximar a instituição Igreja das novas gerações e promover o engajamento com os usuários e visitantes.
Com toda a estrutura da catedral já estabilizada e segura, o processo de reconstrução e restauro está avançando rapidamente -- com a data de reinauguração prevista já para 2024. Desde o fatídico incêndio de abril de 2019, muito se discute sobre o futuro de um dos mais importantes monumentos históricos de toda a França. O presidente Manuel Macron havia sugerido que o pináculo central poderia ser substituído por uma nova versão contemporânea, mas a ideia não foi muito longe, pois os especialistas em patrimônio aconselharam que o monumento deveria ser restaurado tal e qual como estava antes do incêndio.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!