Surpresa

Arquitetura

Projeto inédito do arquiteto Frank Lloyd Wright é revelado ao público

Luan Galani
08/12/2020 13:09
Thumbnail
A Fundação Frank Lloyd Wright, dedicada ao primeiro arquiteto estrela da história, descobriu em seus arquivos um projeto inédito. É uma proposta de Capitólio do Estado do Arizona, nos Estados Unidos. A notícia foi revelada na última edição da "The Frank Lloyd Wright Quarterly", uma publicação especializada da fundação, com visualizações fotorrealistas de David Romero.
Segundo o artigo escrito por Rebecca Rhoades, “o que poderia ser mais ridículo do que o Estado do Arizona declarar [...] que rejeitou Frank Lloyd Wright como arquiteto?”. Em 1957, a proposta de Wright para a cidade de Phoenix gerou um debate entre os cidadãos e acabou nunca saindo do papel. Alguns vereadores chamaram o projeto de bordel oriental, em decorrência dos elementos que lembram a arquitetura árabe, enquanto outros diziam que era muito caro para ser construído, apesar de custar 3 milhões de dólares a menos do que o projeto vencedor.
O oásis, segundo a própria descrição de Wright, é um abrigo de um pavimento, inspirado em Alhambra, uma fortaleza do século 14 em Granada, na Espanha, com diversas características que lembram a arquitetura dos mouros.
Na época, de acordo com o artigo, Wright afirmou que “em todo o meu trabalho, nunca fiz nada pelas pessoas de cuja comunidade desfrutei por 25 anos. Quero fazer algo em relação a isso.” Na esperança de fazer um projeto para o benefício do povo, Wright imaginou jardins botânicos exuberantes sob uma cúpula de 120 metros de largura de concreto e cobre.
Integrando a arquitetura à paisagem, a proposta também dispõe de um salão central onde seriam exibidas as obras de artistas do Arizona. O projeto inicial apresentava duas torres, para rádio e TV, posteriormente transformadas em um único elemento vertical.

Veja mais algumas perspectivas do projeto:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!