Arquitetura

Projeto para “Portão do Inferno” prevê passarela transparente sobre precipício e mirante

Gazeta do Povo
23/10/2019 11:00
Thumbnail

Imagem: YouTube/Reprodução

O turístico Portão do Inferno, localizado na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), entre a Chapada dos Guimarães e Cuiabá, no Mato Grosso, pode ganhar um complexo com passarela transparente e mirante sobre o precipício.
O custo inicial da obra é de R$ 2 milhões para mais de 1,4 mil m² de área construída. Porém, a Secretaria de Turismo de Mato Grosso ressalta que, por enquanto, esse é apenas um estudo, e não o projeto final. Reforça ainda a proposta precisa passar pela aprovação de diversos órgãos, que irão avaliar o impacto da construção.
O estudo em fase inicial prevê também estacionamento, ponto de ônibus, restaurante e área de lazer.
Porém, a revitalização do Portão do Inferno vem sendo discutida há dois anos, quando a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e lideranças políticas encomendaram um projeto de contemplação para o local.
Na época, o projeto foi concebido pela arquiteta Roberta Campos, da AMM, que elaborou 245 metros lineares de passarelas com extrema permeabilidade visual e respeito à paisagem natural.
Porém, em 2017, o projeto não foi para frente e recebeu algumas negativas dos órgãos ambientais, especialmente sobre o estudo para um restaurante na região.
Agora é esperar para ver se a nova proposta vai sair do papel.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!