Inspire-se

Arquitetura

Projeto preserva planta original e traz toque contemporâneo para cozinha e banheiros

HAUS
05/02/2021 16:48
Thumbnail

Projeto manteve planta original e trouxe toque contemporâneo com novos revestimentos e serralheria. | Luiz Franco/Divulgação

Preservar a planta original do apartamento, restaurar o piso de madeira e transformar áreas molhadas, como banheiros e cozinha, que nunca tinham sido reformadas: foram esses os pedidos que um jovem casal com filho pequeno fez ao Estúdio Maré para a reforma de alguns ambientes do imóvel nos Jardins, em São Paulo.
Com uma planta espaçosa de 165 m², os espaços foram aproveitados da forma original, uma vez que também os janelões de madeira permitem uma iluminação natural já resolvida.
O ponto de partida do projeto, da arquiteta Lívia Leite, foi a integração da cozinha com a sala - ambientes conectados, sobretudo os sociais, é uma tendência que se consolidou e que veio para ficar, principalmente em um período em que estamos cada vez mais em casa.
Para isso, o estúdio desenhou uma porta camarão, executada em serralheria, o que permite que a cozinha fique aberta ou fechada conforme a vontade do casal.
Porta permite integrar a cozinha e sala. Luiz Franco/Divulgação.
Porta permite integrar a cozinha e sala. Luiz Franco/Divulgação.
A serralheria também foi utilizada para a porta da lavanderia e para a estante suspensa que contrastou com a leveza dos revestimentos.
Luiz Franco/Divulgação.
Luiz Franco/Divulgação.
O Estúdio Maré também manteve o pé direito alto de 3 metros. Logo, a iluminação foi distribuída por cabos elétricos que ligam as luminárias, fixadas diretamente na laje.
Luiz Franco/Divulgação.
Luiz Franco/Divulgação.
As áreas com piso frio eram a prioridade do casal na reforma. Por isso, além da cozinha e da lavanderia, os dois banheiros do apartamento foram totalmente refeitos. O do casal, que já era espaçoso, teve os revestimentos atualizados e ganhou uma banheira mais contemporânea e atual, ao invés da antiga de hidromassagem.
Luiz Franco/Divulgação
Luiz Franco/Divulgação
No banheiro do filho, que também servirá como lavabo para visitas, a escolha da arquiteta foi por revestimentos com estampa azul desenvolvidos pela Portobello, em parceria com o Instituto Athos Bulcão, instituição que preserva e divulga obras do artista plástico.
Luiz Franco/Divulgação.
Luiz Franco/Divulgação.
Unir um espaço de escritório, sala de TV e quarto de hóspedes em um só cômodo foi outro pedido dos clientes, criando assim um home office superversátil.
Renan Soares/Divulgação.
Renan Soares/Divulgação.
O Estúdio Maré desenhou então uma marcenaria multifunções para acomodar livros. O tom claro traz conforto e luminosidade e o azul dos nichos dá um toque de cor.
Renan Soares/Divulgação.
Renan Soares/Divulgação.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!