Arquitetura

Projeto propõe preservação de 12% da antiga fábrica da Ambev na nova Cidade da Polícia

Sharon Abdalla
14/10/2019 18:23
Thumbnail

Registro aéreo de parte do complexo fabril da antigas cervejarias Glória, Atlântica e da Ambev. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | LETICIA AKEMI

No último dia 2 de outubro, a Prefeitura de Curitiba apresentou ao governo do estado um estudo sobre a preservação da área da antiga fábrica da Ambev, no Rebouças, que irá receber o projeto da Cidade da Polícia — novo centro administrativo de planejamento e inteligência do estado, polícias militar e civil, guardas municipais, polícias Federal e Rodoviária Federal e Exército.
A avaliação do município propõe que 12% das edificações existentes no lote, que ocupa toda uma quadra da Avenida Getúlio Vargas, sejam mantidos no novo projeto. Este porcentual corresponde a 4.122 m² do total da área construída — que soma mais de 45 mil m² — e contempla as seguintes estruturas: edifício da diretoria, silos de mantimentos, áreas das antigas unidades de fabricação e laboratórios, espaços da caldeira e geradores, e a chaminé.
O estudo está baseado no fato de, além de compor a chamada paisagem fabril do Rebouças, juntamente com o Engenho da Inovação e as instalações da antiga Mate Leão, por exemplo, a área estar cadastrada como Unidade de Interesse de Preservação (UIP) do município – o que ocorre com outros cerca de 650 imóveis na cidade.
“Dá para manter o patrimônio e fazer uma praça evocando o primeiro plano urbanístico de Curitiba e, ao mesmo tempo, fazer a Cidade da Polícia”, disse o prefeito Rafael Greca, em nota divulgada pela prefeitura de Curitiba. Neste sentido, a proposta é a de que o conjunto das estruturas a serem preservadas funcione como um espaço de convivência, além de uma homenagem ao arquiteto e urbanista Alfred Agache, responsável pelo primeiro Plano Diretor de Curitiba, que delimitou o distrito industrial do Rebouças.
“O mais importante é saber o que a gente pode fazer na área e o que nos atende dentro das necessidades da Cidade da Polícia”, destacou, na mesma nota divulgada pela prefeitura, o governador Ratinho Junior.

Mesmo com acordo, preservação ainda gera dúvida

Segundo a prefeitura, no encontro entre o prefeito Rafael Greca e o governador Ratinho Junior ficou definido que os órgãos técnicos do município e do Estado darão sequência ao processo de forma que o governo possa avançar com a elaboração do projeto, seguindo os trâmites legais — ou seja, a preservação das áreas apresentadas no plano massa desenvolvido pela prefeitura.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp-PR), responsável pela implantação do projeto, não confirmou, no entanto, que a proposta do município será aceita em sua integralidade. Por meio de nota, a pasta limitou-se a dizer que “o projeto da Cidade da Polícia está em fase de estruturação” e que a”sugestão levada ao Estado será avaliada a partir de uma discussão entre técnicos do governo e do município.”
Especialistas em patrimônio ouvidos pela reportagem apontam que o fato de o imóvel que abrigava a antiga fábrica da Ambev — que originalmente foi a sede das cervejarias Gloria e Atlântica, adquiridas posteriormente pela Brahma — estar cadastrado como UIP não garante, efetivamente, a preservação de suas estruturas.
Prédio industrial vai se tornar nova Cidade da Polícia. Gestão anterior previa Centro de Artes e Cultura Rebouças. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo
Prédio industrial vai se tornar nova Cidade da Polícia. Gestão anterior previa Centro de Artes e Cultura Rebouças. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo
“O que dá a garantia de que os edifícios perdurem, o que garante o que chamamos de transmissibilidade desses bens, é o tombamento. O estado vai ter que sentar, discutir, ouvir algumas instâncias, mas não há garantia sobre isso”, avalia Iaskara Florenzano, coordenadora de pesquisa do grupo Arquivo/Arquivo Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). “Juridicamente, não há nada que defenda [a manutenção] de uma UIP”, acrescenta Orlando Ribeiro, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Reurbanizar.
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), por sua vez, afirma que a elaboração do plano de massa — apontando as áreas que devem ser mantidas e os espaços passíveis de demolição, a partir do qual o Estado deverá elaborar o projeto de implantação da Cidade da Polícia — já garante a preservação. Um fato que vai de encontro a isto é a inserção na guia amarela do imóvel de que se trata de uma UIP e que para a realização de “qualquer intervenção no imóvel”, “em especial nos pedidos de demolição”, o Ippuc e a Comissão de Análise do Patrimônio Cultural (CAPC) da Secretaria Municipal do Urbanismo deverão ser consultados.

Preservar parte é preservar?

Mesmo que os 12% das edificações da área da antiga fábrica da Ambev sejam preservados no projeto a ser desenvolvido pela Sesp-PR, os especialistas ouvidos pela reportagem discutem até que ponto isto representa, efetivamente, a preservação não apenas da história arquitetônica do imóvel, mas também de sua participação na composição da paisagem fabril do Rebouças.
“O ideal seria que todo o quarteirão fosse mantido, preservando suas características e [recebendo] adequações voltadas à acessibilidade e iluminação, [por exemplo, para a adequação ao novo uso]. Preservar 12% [é criar algo] como a casa David Carneiro, na qual mantiveram a fachada, mas é preciso explicar o que é aquilo [dentro do contexto ao qual ela ficou inserida]”, avalia Rosina Parchen, ex-chefe da Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC) do Paraná.
Iaskara concorda e acrescenta que, em se tratando de paisagem fabril, é preciso ter em conta que os elementos estão interconectados em diversos níveis e na linguagem, o que faz com que a retira de algum deles comprometa e prejudique o entendimento do todo.
“Todas essas estruturas [contempladas pelos 12% categorizados como UIPs] têm porte relativamente grande e podem ser distinguidas à distância na paisagem. A preservação delas faria muito sentido se tiverem algum destaque no projeto [a ser desenvolvido pela Sesp-PR], não estando envoltas por outros edifícios muito próximos que dificultem sua visualização”, opina Ribeiro, que vê com bons olhos o movimento da prefeitura no sentido de contribuir com os estudos de preservação da área.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!