Arquitetura

Projeto que sugere escavar Central Park vence prêmio internacional

HAUS
11/04/2016 19:00
Thumbnail
Os designers norte-americanos Yitan Sun e Jianshi Wu são os autores do projeto que sugere afundar o Central Park e cercá-lo com espelhos gigantes (com mais de 30 metros) para refletir a natureza do parque. A ideia foi a grande vencedora do prêmio Skyscraper Competition 2016, que há 10 anos reconhece soluções visionárias para mudar edifícios e cidades.
LEIA MAIS
A intenção dos designers é desafiar a maneira como compreendemos a verticalização das cidades e nossa relação com a natureza.
A proposta não passa de uma ideia, mas, se algum dia for colocada em prática, o rebaixamento do parque criaria um espaço 80 vezes maior que o Empire State Building, proporcionando um refúgio urbano futurista e uma vista sem obstrução para os prédios próximos.
As megaestruturas espelhadas refletiriam todos os lados do parque, rompendo a barreira física e criando uma ilusão de infinitude.
O que despertou o interesse dos autores do projeto foi perceber que apesar de enorme, o Central Park só é acessível para uma pequena fração de pessoas, já que a maioria trabalha e vive distante do centro.
Então, segundo os designers, torná-lo mais democrático passa por essa estrutura híbrida e pelo escavamento da área. Eles previram que a terra removida também pode ser relocada para outros bairros e utilizada de diferentes formas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!