Arquitetura

Projeto residencial ostenta contemporaneidade e harmonia com a natureza

Luciane Belin*
06/11/2019 10:54
Thumbnail

Fotos: Celso Pilati

Um terreno de 1.200 m² com uma privilegiada vista para a cidade e conectado a um amplo bosque foi o cenário perfeito para a construção desta casa de três pavimentos com ar contemporâneo. Com 480 m², a residência no bairro Campo Comprido, em Curitiba, é o lar de uma família jovem com uma filha pequena que tinha na integração entre os ambientes sua principal demanda.
O projeto, assinado pelo escritório Valliatti e Tomasi Patrão Arquitetura, aposta no uso abundante do vidro e de esquadrias como uma forma de potencializar o contato com o entorno, em uma atmosfera moderna e colorida.
Com uma composição e uma decoração que poderiam muito bem ter saído de um set de cinema, a residência possui sala de estar com lareira, área gourmet, área de convívio com varanda, cozinha e lavanderia – todos voltados para o bosque e a piscina suspensa.
“Quando visualizamos o bosque pela primeira vez, a ideia foi projetar a residência com a alteração mínima da topografia, mantendo o máximo possível da vegetação. Projetamos o pavimento térreo elevado para alinhar a visão do morador com a copa das árvores e garantir privacidade dos ambientes internos, já que a ideia era utilizar muito vidro para integrar visualmente a casa com o bosque”, explica o arquiteto Sergio Valliatti Jr.
No subsolo, a garagem para quatro veículos divide espaço com a área de apoio para serviços, enquanto no pavimento superior, quatro suítes completas garantem o conforto dos moradores. “Um dos destaques é a varanda coberta com o pé-direito duplo, alta e imponente. Ela potencializa a integração entre os ambientes do estar e do jantar com a área do bosque e também com a piscina, valorizando o convívio e o melhor aproveitamento do visual do bosque”.
Com tanto verde ao redor e o céu azul para espelhar, não são necessárias muitas outras cores. Assim, a proposta monocromática é baseada em tons neutros, somados a revestimentos como concreto, madeira e mármore. Um dos destaques é o uso do tijolo bruto, que foi o ponto de partida para a escolha da cor rubi para a porta social e de outros elementos da ambientação, como beirais largos, pilares, floreiras e acessos em madeira. “O uso pontuado do tijolo bruto quebra a rigidez das formas e remete à rusticidade da natureza existente no local”.
Fotos: Celso Pilati
Fotos: Celso Pilati
No projeto luminotécnico, a valorização dos ambientes e do mobiliário se dá por meio de uma iluminação indireta e pontuada. Na área externa, arandelas e balizadores norteiam os acessos e realçam a volumetria da arquitetura.
Além da preservação da área natural, a casa ainda conta com sistema de energia fotovoltaica, com captação através de placas solares, e reutilização de água da chuva.
*Especial para HAUS

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!