Arquitetura

Arquitetura

Projeto transforma antigo salão de festas em apartamento que destaca artes e mobiliário de design

HAUS com Click Textos
26/05/2022 15:17
Thumbnail
Você já olhou para um salão de festas e pensou que o ambiente poderia ser transformado em um lugar para se viver? Essa é a proposta do Apartamento Galeria, que fica na região central de Curitiba e passou mais de 20 anos sem qualquer função, praticamente abandonado, até que foi leiloado e comprado pelo proprietário atual.
O grande desafio dos arquitetos, que almejavam dar vida nova ao espaço com grande potencial, foi transformar um salão imenso em uma residência bonita, agradável e aconchegante. Inspirados pelo conceito de uma galeria de arte, os arquitetos Arthur Brizola e João Gabriel Küster Cordeiro criaram, então, um espaço único, repleto de charme e inovação.
“O projeto surgiu quando vimos essa grande sala desativada por mais de 20 anos e percebemos o potencial de transformar um salão de festas em um apartamento. O proprietário já era um colecionador de móveis e peças de arte e, neste caso, o espaço amplo e bem iluminado foi um convite para a realização do projeto”, revela Brizola.
O Apartamento Galeria Curitiba ganhou áreas íntimas rodeadas de grandes janelas, assim como as áreas sociais, com poucas divisórias. O ambiente foi projetado para usar cores neutras em todas as superfícies arquitetônicas. “O objetivo era valorizar as peças de arte e o mobiliário assinado. Vale frisar que o piso em microcimento, feito pela Monofloor, nos ajudou a criar o cenário de uma galeria habitada”, explica o arquiteto. Além disso, o acabamento criou uma sensação de unidade para os mais de 400 m² do imóvel. “As propriedades técnicas do piso possibilitaram não utilizar nenhum tipo de divisão que se destacasse mais do que as próprias peças de arte e o mobiliário”, completa Brizola.

Galeria

Entre os destaques que merecem atenção especial no Apartamento Galeria está o rico mobiliário assinado, que inclui peças de nomes como Lina bo Bardi, Gianni Songia, Estúdio Bola, Oscar Niemeyer, Jean Gilon, Lúcio Costa, Sergio Rodrigues e Martin Eisler, entre outros nomes consagrados.
Já as obras de arte trazem assinaturas de Maya Weishof, Chico Tabibuia, Rubem Valentim, Fernando Moleta e Alfredo Volpi. Uma das mais emblemáticas, entretanto, é o mural do hall de entrada, batizado Coré Etuba, de Rômulo Lass, artista plástico que traz lendas e conceitos de origem curitibana para o seu trabalho, o que garante um toque regionalizado ao apartamento.
“Acredito que as grandes janelas oferecem uma visão única do centro de Curitiba, o que, somado à arquitetura proposta para o apartamento, cria um ambiente bastante singular. A busca de se morar no centro foi muito importante nesse projeto, o que permitiu ter grandes espaços para a concretização da obra”, avalia Arthur Brizola, que lembra que ainda há espaço de sobra para que ele receba novas obras de arte ao longo dos anos, para que o apartamento fique ainda mais vivo e requintado.
Por fim, mas não menos importante, a marcenaria desenhada para o projeto também merece destaque. Isso porque ela apresenta um painel curvo em freijó que abraça toda a área comum do imóvel, além de esconder as portas dos banheiros e quartos, que ficam atrás dele.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!