Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Projeto transforma antigo salão de festas em apartamento que destaca artes e mobiliário de design
| Foto: Eduardo Macarios

Você já olhou para um salão de festas e pensou que o ambiente poderia ser transformado em um lugar para se viver? Essa é a proposta do Apartamento Galeria, que fica na região central de Curitiba e passou mais de 20 anos sem qualquer função, praticamente abandonado, até que foi leiloado e comprado pelo proprietário atual.

O grande desafio dos arquitetos, que almejavam dar vida nova ao espaço com grande potencial, foi transformar um salão imenso em uma residência bonita, agradável e aconchegante. Inspirados pelo conceito de uma galeria de arte, os arquitetos Arthur Brizola e João Gabriel Küster Cordeiro criaram, então, um espaço único, repleto de charme e inovação.

| Eduardo Macarios

Siga a HAUS no Instagram

“O projeto surgiu quando vimos essa grande sala desativada por mais de 20 anos e percebemos o potencial de transformar um salão de festas em um apartamento. O proprietário já era um colecionador de móveis e peças de arte e, neste caso, o espaço amplo e bem iluminado foi um convite para a realização do projeto”, revela Brizola.

| Eduardo Macarios

O Apartamento Galeria Curitiba ganhou áreas íntimas rodeadas de grandes janelas, assim como as áreas sociais, com poucas divisórias. O ambiente foi projetado para usar cores neutras em todas as superfícies arquitetônicas. “O objetivo era valorizar as peças de arte e o mobiliário assinado. Vale frisar que o piso em microcimento, feito pela Monofloor, nos ajudou a criar o cenário de uma galeria habitada”, explica o arquiteto. Além disso, o acabamento criou uma sensação de unidade para os mais de 400 m² do imóvel. “As propriedades técnicas do piso possibilitaram não utilizar nenhum tipo de divisão que se destacasse mais do que as próprias peças de arte e o mobiliário”, completa Brizola.

| Eduardo Macarios

Galeria

Entre os destaques que merecem atenção especial no Apartamento Galeria está o rico mobiliário assinado, que inclui peças de nomes como Lina bo Bardi, Gianni Songia, Estúdio Bola, Oscar Niemeyer, Jean Gilon, Lúcio Costa, Sergio Rodrigues e Martin Eisler, entre outros nomes consagrados.

| Eduardo Macarios

Já as obras de arte trazem assinaturas de Maya Weishof, Chico Tabibuia, Rubem Valentim, Fernando Moleta e Alfredo Volpi. Uma das mais emblemáticas, entretanto, é o mural do hall de entrada, batizado Coré Etuba, de Rômulo Lass, artista plástico que traz lendas e conceitos de origem curitibana para o seu trabalho, o que garante um toque regionalizado ao apartamento.

| Eduardo Macarios

“Acredito que as grandes janelas oferecem uma visão única do centro de Curitiba, o que, somado à arquitetura proposta para o apartamento, cria um ambiente bastante singular. A busca de se morar no centro foi muito importante nesse projeto, o que permitiu ter grandes espaços para a concretização da obra”, avalia Arthur Brizola, que lembra que ainda há espaço de sobra para que ele receba novas obras de arte ao longo dos anos, para que o apartamento fique ainda mais vivo e requintado.

| Eduardo Macarios

Por fim, mas não menos importante, a marcenaria desenhada para o projeto também merece destaque. Isso porque ela apresenta um painel curvo em freijó que abraça toda a área comum do imóvel, além de esconder as portas dos banheiros e quartos, que ficam atrás dele.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]