Tecnologia

Arquitetura

Projeto usa impressora 3D para criar casa de dois andares com 90 m²

Daliane Nogueira
07/08/2020 18:07
Thumbnail

Casa impressa in loco e com dois andares chama atenção e dá mais um passo na tecnologia 3D na arquitetura. | Divulgação

A tecnologia de impressão 3D está cada vez mais no dia a dia da arquitetura e do design. Alguns experimentos mundo afora já deram conta de construir casas lançando mão disso, mas um feito na Antuérpia, Bélgica, chamou atenção nos últimos dias: uma casa de dois andares e 90 m² impressa integralmente in loco.
A novidade vem da Kamp C, um escritório focado em sustentabilidade e inovação em construções e que é proprietária da maior impressora 3D do continente europeu. O protótipo foi erguido em um local da própria empresa, com recursos governamentais, já que o projeto faz parte do projeto europeu C3PO, que tem o objetivo de acelerar a introdução da técnica no continente.
“O que torna esta casa tão única é que a imprimimos com uma impressora 3D fixa de concreto”, diz -- no site da empresa -- Emiel Ascione, gerente de projetos da Kamp C. “Outras casas que foram impressas em todo o mundo têm apenas um andar. Em muitos casos, os componentes foram impressos em uma fábrica e montados no local. No entanto, imprimimos todo o conjunto em uma única peça e no local da obra", completa.
A casa tem 8 metros de altura e a técnica de construção envolveu uma mistura especial de cimento e a estrutura básica em cada camada. O molde ou cofragem, normalmente feito em madeira nas construções tradicionais, foi desnecessário, garantindo uma economia de 60% em termos de concreto, tempo e orçamento.
Trabalhadores humanos entraram em cena para dar os retoques finais, como nos telhados e nas janelas. Todo o processo foi concluído em três semanas, mas a empresa garante ser possível reduzir o tempo para até dois dias.
“A resistência à compressão do material é três vezes maior que a do tijolo convencional de construção rápida”, explica Marijke Aerts, gerente de projetos da Kamp C. Esta primeira casa é um teste e os pesquisadores usarão o protótipo para verificar se a solidez é mantida ao longo do tempo.

Área interna

No interior, a casa é semelhante às moradias tradicionais do país, embora tudo tenha sido criado apenas para fins de pesquisa no campo na impressão 3D. A divisão interna conta com hall de entrada, duas salas, e cozinha. Outras tecnologias sustentáveis, como aquecimento e painéis solares e a estrutura para instalação de um telhado verde também fazem parte do projeto, que está em exposição durante o mês de agosto na sede a Kamp C.

Confira a produção da casa

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!