Arquitetura

Projetos de arquitetura poderão receber incentivo da Lei Rouanet

Daliane Nogueira
19/02/2016 17:21
Thumbnail

Vista aérea do Museu Oscar Niemeyer, um dos símbolos da arquitetura em Curitiba. Foto: Henry Miléo / Gazeta do Povo. | Gazeta do Povo

Em decisão tomada neste mês, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) definiu que a elaboração de projetos de arquitetura passará a receber os incentivos fiscais previstos pela Lei Rouanet. A decisão aguarda publicação no Diário Oficial da União para entrar em vigor, o que deve acontecer até meados de março de 2016.
Será contemplada apenas a etapa de projeto e não há restrição quanto à finalidade da obra. Assim projetos de equipamentos públicos, edifícios comerciais, prédios residenciais ou mesmo casas poderão receber o incentivo. A única condição é que seja realizado concurso público para eleger a proposta vencedora e o custo deste também poderá receber cobertura.
Os profissionais habilitados a participar devem estar inscritos no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), impedindo que arquitetos estrangeiros sejam contemplados.
De acordo com dados do Ministério da Cultura (MinC), em 2015 a soma vinda da renúncia fiscal via Lei Rouanet foi de cerca de R$ 1,3 bilhão.
A proposta de incluir arquitetura entre os setores contemplados pela lei de incentivo partiu do arquiteto José Armênio de Brito Cruz, que é presidente do Instituto de Arquitetos Brasil de São Paulo (IAB-SP) e membro da CNIC.
Até então a legislação beneficiava projetos voltados à preservação de bens tombados ou com finalidade cultural, como cinemas e exposições envolvendo o tema arquitetura.
A atividade Arquitetura e Urbanismo  passou a ser considerada “cultura” pelo governo federal a partir de 2010, quando aconteceu a 2ª Conferência Nacional de Cultura do MinC. As entidades de classe consideram a decisão um avanço, apesar de reconhecerem que ainda há um caminho para recolocar a profissão na cena cultural brasileira.
Em texto publicado no site do IAB, Cruz defende que com a possibilidade de uso do incentivo fiscal via Lei Rouanet será mais frequente a realização de concursos públicos, contribuindo para a discussão de propostas urbanas. “Infelizmente, a arquitetura é vista apenas como patrimônio do passado e projetos construídos agora são patrimônio do futuro”, aponta Cruz.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!