Arquitetura

Arquitetura

Projetos paranaenses vencedores de concursos públicos de arquitetura ganharão exposição no MON

HAUS
19/02/2021 20:54
Thumbnail

Projeto da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, foi feito por equipe de arquitetos com escritório no Paraná. | Reprodução

Prédios icônicos, como a sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, projeto de uma equipe com escritório no Paraná integrada por profissionais como os irmãos Roberto e José Maria Gandolfi, José Sanchotene, entre outros, são algumas das obras brasileiras fruto de concursos públicos de arquitetura. Essas premiações, dos anos 1960 até aqui, serão reunidas em exposição inédita no Museu Oscar Niemeyer (MON), graças a um projeto coordenado pelo arquiteto Fábio Domingos, sócio da Grifo Arquitetura e professor na FAE.
Neste tipo de concurso, realizado por órgãos de governo e eventualmente pela iniciativa privada para grandes obras arquitetônicas, concorrem propostas em licitações vencidas pelo mérito e avaliadas por comissões de especialistas. A prática é adotada no Brasil e em vários países do mundo. A construção de Brasília, por exemplo, é fruto de um concurso, vale lembrar.
"As equipes do Paraná se sobressaem nos concursos nacionais e internacionais e, com algumas exceções, pouca gente sabe disso ou conhece os projetos. A ideia é reunir essas premiações e colocar isso em perspectiva, sobre o que faz Curitiba se destacar", diz Domingos.
Monumento à fundação de Goiânia.
Monumento à fundação de Goiânia.
O projeto, viabilizado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), tem coordenação de Domingos, produção de Alexandre Ruiz e pesquisa de Marina Oba. A curadoria ficará a cargo de Elisabete França.
Além dessa narrativa histórica, que iniciará com o começo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) nos anos 1960, a ideia é trazer também projetos recentes. Um deles da nova base de pesquisa do Brasil na Antártida, do escritório curitibano Estúdio 41, vencedor de um concurso do Instituto Arquitetos do Brasil (IAB).
Por isso, a coordenação da exposição está com uma chamada aberta para manifestação de equipes premiadas em concursos públicos de projeto até o fim de fevereiro de 2021, que podem ser enviadas pelo email contato@concursocomopratica.com.
A exposição será inaugurada em agosto de 2021, no MON.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!