Arquitetura e urbanismo

Arquitetura

PUCPR lança lives semanais sobre planejamento urbano e desafios contemporâneos das cidades

Luan Galani
30/03/2021 17:50
Thumbnail

Encontros semanais irão discutir desafios do planejamento urbano nas cidades contemporâneas. | Sawyer Bengtson/Unsplash

Como parte das comemorações do aniversário de 328 anos da capital paranaense, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Prefeitura de Curitiba farão encontros semanais digitais e gratuitos até maio com pesquisadores, técnicos, professores e universitários para discutir planejamento urbano e os desafios contemporâneos das cidades.
A primeira live será nesta terça-feira (30), às 19h30, com o reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, e pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e vai contar também com a presença do diretor de Planejamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o economista Alberto Paranhos, e o professor e arquiteto Clóvis Ultramari, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da Escola de Belas Artes da PUCPR. Os convidados vão debater o tema “Desafios e inovações na trajetória do planejamento urbano de Curitiba”. Você pode assistir ao evento pelo canal da PUCPR no YouTube ou pelo canal da Belas Artes da universidade.
Na semana seguinte, no dia 6 de abril, será a vez da arquiteta Ana Cristina Wollmann Zornig Jayme e do professor e arquiteto Rodrigo José Firmino discutirem as tendências do planejamento urbano.
A programação da primeira série de eventos da Cátedra Curitiba, como ficou batizada a parceria entre o município paranaense e a universidade, também inclui um workshop e um concurso de projetos, que serão o pontapé inicial de um plano acadêmico completo que vem sendo desenvolvido há cerca de um ano.
A intenção é garantir a transferência de conhecimento sobre o legado do planejamento urbano da cidade para futuras gerações, bem como aprofundar os estudos para o desenvolvimento urbano e social da capital paranaense e de outros municípios do Brasil e do exterior.
O selo Cátedra Curitiba vai reunir uma linha completa de atividades. Parte delas começa a ser colocada em prática de forma online -- a programação é divulgada com antecedência pelo Instagram do Laboratório de Cidades da Escola de Belas Artes da PUCPR. Passado o período de isolamento necessário para conter o avanço da contaminação pelo coronavírus, também estão planejados encontros presenciais. O projeto prevê visitas guiadas que serão parte de cursos de extensão abertos à comunidade, assim como a oferta de disciplinas em cursos de pós-graduação e atividades de curta duração, voltados à comunidade em geral com o objetivo de registro, mas também de compartilhamento de informações sobre experiências vivenciadas por Curitiba.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!