Aulas on-line

Arquitetura

De quarentena? 120 cursos online e gratuitos de arquitetura e design para fazer em casa

Luan Galani
18/03/2020 19:26
Thumbnail

Foto: MIT/Divulgação

Os cursos on-line são uma boa opção para quem quer passar o tempo e continuar a aprimorar alguns conhecimentos da arquitetura e do design. E melhor ainda quando as aulas são ofertadas de graça e pelas instituições de ensino mais respeitadas do mundo, como a Universidade de Harvard, o MIT e a Universidade de Tóquio.
Aproveitando o período em que quase todos aderiram ao home office ou tiveram aulas e outros compromissos suspensos, HAUS separou 120 (você não leu errado!) cursos para você aprender coisas novas e deixar seu currículo ainda mais atrativo.
Apesar da gratuidade dos cursos, que estão disponíveis em inglês, espanhol, francês, japonês e chinês, ao final da maioria das aulas ofertadas, os interessados podem obter um certificado de conclusão da instituição pagando cerca de US$ 50 dólares, aproximadamente R$ 254.
Harvard e MIT (edX)
Foto: Harvard/Divulgação
Foto: Harvard/Divulgação
Da plataforma pioneira edX, criada originalmente em uma colab entre MIT e Harvard, existem 41 cursos de arquitetura, que compreendem textos para leitura e vídeo-aulas. Eles vão de arquitetura vernacular da Ásia a big data para planejamento urbano, de história da arquitetura global a como mexer em softwares, de facetas da arquitetura contemporânea japonesa a soluções construtivas sustentáveis. Confira aqui todos os detalhes sobre os cursos de arquitetura.
De design são 78 cursos na mesma plataforma, que abrangem temáticas de design de jogos, design de produto, design aeroespacial, design thinking, economia circular, história da moda, entre outras variedades. Veja aqui as opções.
Stanford, Yale, Imperial College of London, IBM e Google (Coursera)
 Foto: Yale/Divulgação
Foto: Yale/Divulgação
Existe ainda o Coursera, uma plataforma semelhante, que apresenta cursos em parceria com as maiores organizações do mundo e focam com peso na abordagem de inovação. Para os cursos de design, destaque para aulas de design gráfico e design thinking de inovação. A lista completa está aqui.
Da área da arquitetura, os cursos exploram o ensino de softwares específicos, teorias do fazer arquitetônico, cidades sustentáveis, arquitetura romana clássica, planejamento urbano com foco no sistema sanitário, arquitetura das catedrais etc. Veja as opções.
Universidades francesas, holandesas e alemãs (Iversity)
Foto: Delft University of Technology/Divulgação
Foto: Delft University of Technology/Divulgação
A plataforma Iversity apresenta cursos de diversas universidades de toda a Europa, com aulas principalmente em inglês e alemão. Como as outras opções listadas acima, o site permite acompanhar o curso gratuitamente como ouvinte, ou pagar uma taxa para receber o certificado ao fim do período.
Escola da Cidade e USP
E duas das grandes instituições brasileiras referência em ensino de arquitetura não ficam para trás. A Escola da Cidade, via seu programa Estúdio Deriva, oferece diversas aulas gravadas. Algumas sobre a arquitetura moderna e contemporânea do Japão estão compiladas aqui.
E a Universidade de São Paulo, por meio do e-Aulas, separa até mesmo em níveis de gradução, pós-graduação e extensão . Entre os temas, hidroanel da capital paulista, história da arquitetura, MICROCAD.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!