Arquitetura

4º prédio mais alto do Brasil será construído em praia catarinense

Luciane Belin*
01/04/2019 20:26
Thumbnail

Perspectivas da VR Tower ainda podem sofrer alterações. Fotos: Divulgação

A cidade de Itapema, no litoral catarinense, vai ganhar um novo edifício com previsão de se tornar o quarto mais alto do país. A VR Tower, como vai se chamar o arranha-céu residencial, terá 237 metros de altura e 60 andares, com previsão de construção de 48 apartamentos.
O edifício será construído em um terreno de 1.400 metros quadrados, mas a torre em si deve ocupar apenas 26% do terreno, de forma que mais de 1 mil m² se dedicará apenas à área de lazer do local. Com fachada para a avenida Nereu Ramos, a principal da região da Meia Praia, a VR Tower terá como foco a construção de apartamentos com frente ampla – são 19 metros de dianteira, voltados para a praia.
Focada no público de alto padrão, a VR Tower segue a linha neoclássica da arquitetura, com 48 apartamentos de 303 m² de área privativa cada, sendo um por andar. Serão três andares de áreas de convívio, cinco de estacionamento, além de hall e offices.
Perspectivas da VR Tower ainda podem sofrer alterações. Fotos: Divulgação
Perspectivas da VR Tower ainda podem sofrer alterações. Fotos: Divulgação
Idealizada pela Nova Empreendimentos, uma empresa local, a obra será resultado de estudos realizados por mais de uma dezena de empresas brasileiras e internacionais, que trabalharam em conjunto para a solução dos desafios da obra – uma criação ambiciosa, uma vez que será o quarto mais alto do país.
A idealização do projeto de arquitetura é da Baggio Schiavon Arquitetura e o projeto de interiores é da Jayme Bernardo Arquitetura & Design, ambas empresas curitibanas. Entre os envolvidos também está o paulista Paulo D’Arenzo.
“Como é um projeto único para a região, fomos buscar equipes de fora e trouxemos a expertise de profissionais de diversas cidades do Brasil e do mundo. É um edifício com DNA de nível internacional, que tem uma abertura para a abertura de pluralidade, o que permitiu que os escritórios opinassem um no trabalho no outro”, explica Eraldo da Silva Mafra Junior, um dos empresários à frente do empreendimento, junto com Gilyandro Reis.
Além do pé direito projetado para dar mais amplitude para os apartamentos, com 3,60 metros de altura entre lajes, todos os apartamentos contam com piscinas internas exclusivas.

Novas regras e plano diretor

Perspectivas da VR Tower ainda podem sofrer alterações. Foto: Divulgação
Perspectivas da VR Tower ainda podem sofrer alterações. Foto: Divulgação
Foi somente graças a algumas mudanças no plano diretor de Itapema que a construção da VR Tower foi possibilitada. Até o ano passado, não era permitido construir prédios acima de 13 andares na primeira quadra à frente da praia em Itapema e o limite para a segunda quadra era de 22 pisos.
Agora, as regras mudaram e a exigência é outra. “Houve essa mudança do plano diretor e isso acabou o limitador e criou-se uma restrição que é um cone de sombreamento. O que define a altura do prédio é o sombreamento na praia, desde que não faça sombra na praia, pode construir. No caso da VR Tower, que fica a 190 metros de distância da água, poderíamos até 300 metros que não faria sombra na praia, porque o ângulo favorece”, conta Junior.
As obras de preparo do terreno para a construção começaram nesta segunda-feira (01) e a previsão de entrega da obra concluída é para o ano de 2023.
*Especial para Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!