Arquitetura

Rede de hotéis de baixo custo muda de cara para se integrar à cidade

Sharon Abdalla
11/08/2017 18:30
Thumbnail
Buscar soluções que atendam às novas expectativas dos clientes e, mais do que acomodações, ofereçam experiências aos hóspedes. Este é o objetivo da reformulação pela qual a rede de hotéis Ibis deverá passar a partir de 2018. Apostando em um novo padrão de design para suas instalações, a rede AccorHotels, que administra a bandeira Ibis, planeja integrar os hotéis às cidades, ao mesmo tempo em que oferece ambientes acolhedores e multifuncionais aos hóspedes.
“A AccorHotels está passando por um momento de grande transformação e isso não é diferente com a marca Ibis. O comportamento dos clientes mudou e as demandas são diferentes. Precisamos buscar soluções para oferecer facilidade, praticidade e conectividade, que é o que os clientes buscam”, explica Catarina Nedavaska, gerente de design da AccorHotels.

Concurso

Para isso, a rede lançou mão de um concurso de arquitetura, no qual escritórios do Brasil e de outras partes do mundo foram convidados a apresentar novas ideias e soluções para a rede hoteleira. O concurso foi divido por três regiões – Ásia, Europa e Américas – para que, a partir das características e particularidades de cada uma, três propostas de padrões fossem formatadas.
Para a etapa das Américas, sete escritórios brasileiros foram convidados a participar do concurso, que teve como vencedor o projeto apresentado pelo FGMF Arquitetos, liderado pelos arquitetos Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz.
“Além de compreender e aplicar o conceito home feeling’ para os apartamentos, eles apresentaram uma proposta inovadora para as áreas comuns”, conta Catarina.

Projeto

Tal proposta prevê a abertura do lobby para a calçada, transformando-o em uma espécie de rua interna, o que integra o hotel à cidade e convida o público passante a usufruir dos serviços e instalações que ele oferece. Assim, como explica Ferraz, ele deixaria de ser simplesmente um hotel para se transformar em um local onde a comunidade pode tomar um café ou fazer uma reunião sem, necessariamente, estar hospedada.
“A ideia é atrair as pessoas para dentro do hotel. É dar vida para um espaço que normalmente é ‘morto’, uma vez que aqui no Brasil temos pouco costume de ir aos hotéis quando não estamos hospedados”, acrescenta o arquiteto. Dentro desta proposta, o projeto também prevê a integração dos ambientes do térreo, como restaurante e lobby, de forma que todos estejam conectados e assumam multifunções.
A ambientação do espaço, por sua vez, terá ares contemporâneos com uma pitada industrial, presente na pintura cimentícia, nas chapas metálicas e nas instalações aparentes, por exemplo. “Propusemos deixar o espaço sem forro justamente para modernizar essa ‘cara’ tradicional que os hotéis têm”, acrescenta Ferraz.

Acomodações

A mesma linguagem visual estará presente nos quartos, que tiveram o mobiliário redesenhado pelo escritório para potencializar a multifuncionalidade das peças. “Nós eliminamos os armários fechados e os substituímos por estantes metálicas abertas, que contemplam várias funções, como pendurar roupas e ou servir de mesa para refeição”, ilustra o arquiteto.
A flexibilidade das acomodações é outro ponto de destaque do projeto. Além dos padrões de quartos já existentes, os profissionais propõem unidades para até seis pessoas, como forma de acomodar famílias ou grupos de amigos no mesmo quarto e aproximar o hotel do conceito adotado pelos hostels.
“Também propusemos um quarto-conceito, que ocuparia a área do que hoje são dois quartos padrões. Assim, teremos um pé-direito duplo, com a cama de casal instalada no mezanino e, embaixo dele, o sofá e o banheiro”, acrescente Ferraz.
Todas essas novidades deverão estar à disposição dos hóspedes a partir de 2018, quando o novo conceito da rede Ibis deverá ser apresentado pela AccorHotels. “No início do próximo ano deverá ser feito o primeiro protótipo desse quarto, para o avaliarmos na escala real. O hotel onde ele será instalado fica no Morumbi [em São Paulo]”, conta Ferraz.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!