Reforma dá vida à área externa de casa dos anos 1950 com piscina, paisagismo e churrasqueira

Projeto da arquiteta Carmem Avila em casa dos anos 1950 demonstra o poder de transformação que as reformas têm sobre os imóveis

por Sharon Abdalla

04/01/2019

compartilhe

Dar vida à uma área externa praticamente abandonada foi o desafio enfrentado pela arquiteta Carmem Avila durante a reforma de uma casa de cerca de 300 m² dos anos 1950, localizada em São Paulo. Para tornar real o desejo dos clientes (um casal com uma filha) de tomar sol e aproveitar os dias ao ar livre, todo o projeto foi pensado para integrar o imóvel de dois pavimentos e construído em um terreno em declive ao jardim dos fundos.

Fotos: Rafael Renzo

Para isso, a arquiteta abriu a janela e instalou uma porta em vidro que se abre para uma laje de concreto aparente. Além da vista, a nova estrutura proporciona acesso ao jardim por meio de uma escada e de uma rampa lateral (já existente e reformada). “A laje serve de terraço e de cobertura, pois abaixo dela está instalada a área da churrasqueira, com cooktop, geladeira e todos os demais equipamentos para que funcione independentemente da cozinha”, explica Carmem.

>>> Piscinas além do quadrado; inspire-se com quatro projetos que fogem do comum

A piscina é outro elemento decorrente da reforma. Desenhada para o projeto, ela tem raia de cerca de 17 m, ‘prainha’ e spa (com seis jatos de hidromassagem) e é revestida com pastilha cerâmica. Seu entorno ganhou espreguiçadeiras e revestimento em quartzito branco, pedra resistente e de fácil manutenção, como explica a arquiteta. “Por ser uma pedra rústica ela ainda se integra à natureza”, destaca.

O paisagismo é assinado em conjunto com Priscila Bruno e destaca as espécies com ares tropicais. Os muros foram pintados propositalmente de verde para que se ‘fundissem’ ao jardim e um painel em madeira esconde a vista do vizinho.

>>> Sonho de consumo para áreas externas: descubra o segredo da piscina de borda infinita

O orçamento da reforma ficou em torno de R$ 250 mil, especialmente devido à necessidade de escavação da piscina e incluindo todos os equipamentos da churrasqueira; o tempo de obra foi de cerca de cinco meses.

LEIA TAMBÉM

3 projetos que integram piscina à arquitetura da casa

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você