Arquitetura

Antes e depois: reforma traz estilo cosmopolita e faz renascer apartamento dos anos 1940

HAUS
21/06/2018 21:30
Thumbnail
Todo imóvel antigo guarda um quê de charme e história. Ressaltar tais características foi a premissa do projeto desenvolvido pelo designer Eduardo Borges para um imóvel dos anos 1940 localizado na Rua Comendador Araújo, rua multiuso e endereço dos prédios “moderninhos” de Curitiba.
Batizado de “Apartamento 23”, o imóvel passou por um processo de “releitura”, nas palavras do profissional, que evidenciou características originais da planta ao mesmo tempo em que trouxe um tom cosmopolita ao espaço. A geometria retangular do apartamento de 97 m² foi mantida, mas algumas paredes foram removidas para promover a integração dos espaços, reforçada pelo piso de madeira que confere unidade aos ambientes.
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
Para instalá-lo, foi preciso remover o piso original de parquet do apartamento, que recebeu outra destinação e tornou-se o norte do projeto. Segundo Eduardo, isso aconteceu porque, após a retirada do revestimento, um restaurador constatou que as peças eram de imbuia dourada, madeira já extinta em todo o mundo. “Agora [ao invés do piso], eles podem ser vistos nas paredes da cozinha, como detalhes decorativos no lavabo e banheiro e na cabeceira da cama, por exemplo”, conta o designer em nota.
LEIA MAIS 
Assim como os detalhes em parquet, o reboco é outro ponto que garante a exclusividade do projeto. A retirada dele para a atualização dos projetos hidráulico e elétrico destacou as inúmeras camadas de tinta sobrepostas nas paredes durante décadas, e que foram mantidas de uma forma inusitada. Isso porque a caliça foi peneirada e gerou uma espécie de agregado leve, quase branco, mas que manteve os pontos coloridos das tintas e foi utilizado na composição do novo reboco aparente. “Ou seja, o que cobria as paredes voltou a cobri-las novamente, agora como um elemento de destaque”, enfatiza Eduardo.

Materiais

O apelo contemporâneo do projeto é destacado pelas vigas em aço, instaladas nos espaços deixados pelas paredes removidas, de alvenaria estrutural, e pela divisão dos ambientes por meio de blocos vazados de concreto, em uma releitura dos tradicionais cobogós.
O projeto luminotécnico, inspirado no utilizado nas galerias de arte, traz iluminação focal aliada à geral, regulável por dimmer. “Há também uma iluminação especial, instalada de modo a marcar a divisão dos ambientes”, detalhe o designer. A privilegiada luz natural dos ambientes é a “cereja do bolo” do projeto, que aposta nos tons de cinza e azul na cartela de cores.

Veja mais fotos do projeto

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!