Decoração urbana

Arquitetura

Apartamento com decoração despretensiosa encanta por cantinhos cheios de história e design

Luan Galani
27/11/2020 15:56
Thumbnail
Um jovem casal paulistano decidiu que era hora de fazer uma super-reforma no apartamento antigo de 112 m² em que mora no bairro Jardins. O desafio de trocar hidráulica, elétrica, marcenaria, revestimentos, portas, de redesenhar o layout e de caprichar na decoração com as peças mimo do casal ficou sob responsabilidade da arquiteta Lívia Leite, do escritório Estúdio Maré.
A principal intenção dos clientes era ter uma cozinha ampla, sem excessos, com uma bancada que tivesse um bom apoio para cozinhar e uma mesinha para café da manhã e almoços rápidos. Por isso a ideia inicial era abrir a cozinha para a sala.
Como a planta do imóvel não foi encontrada, apenas no início da obra descobriu-se que havia um pilar na parede entre a cozinha e sala. Lívia optou, então, por ampliar o vão da porta e colocar uma porta de vidro para integrar os espaços.
"Escolhemos os acabamentos na maioria em tons de cinza para trazer a ideia minimalista inicial, e os metais e serralheria pretos para dar ênfase para a parede de tijolinho azul marinho que também tem bastante visibilidade para quem está na sala", explica a profissional.
Um dos pontos altos do projeto é o piso de madeira tauari em paginação espinha de peixe. Só esse detalhe já proporciona aos ambientes um charme único. E as portas cinza chumbo dão uma identidade bastante urbana e jovial ao apartamento.
Na decoração, a arquiteta utilizou diversas peças de acervo da família. Como luminárias de Portugal, poltronas Luis XV com a madeira desgastada original e apenas tecidos reformados, e uma poltrona Butterfly, um ícone do design de 1938, criada em Buenos Aires, na Argentina, por Antonio Bonet, Juan Kurchan e Jorge Ferrari-Hardoy, que era o sonho do casal.

Sala de estar

O ponto de partida foi escolher um sofá superconfortável que pudesse servir não só para receber amigos quanto para assistir a filmes e séries, uma das coisas que o casal mais faz em casa. "Por isso escolhemos essa peça da Cremme, que quando aberta vira um sofá enorme", conta a arquiteta.

Sala de jantar

Integrada à sala de estar, o ponto de partida foi uma mesa redonda, que se encaixava melhor no formato quadrado do cômodo. O foco principal da sala se dá pela parede de tijolinhos branca que serve como moldura para a sala e para quem entra no apartamento.

Banheiros

O lavabo foi construído 100% do zero. O apartamento é antigo e não contava com o ambiente. "Criamos o espaço a partir da dependência de serviço, inserindo pontos de água e esgoto. Gosto de ousar nos lavabos e, por isso, quis pintar paredes e teto de verde escuro, deixando bem cenográfico", confidencia Lívia.

Cozinha

Como era o desejo principal do casal, a ideia foi conceber um espaço amplo, mas ao mesmo tempo superminimalista nos acabamentos, dando destaque apenas para a parede de tijolinhos metrô azul-marinho.

Home office

O escritório nasceu com uma dupla vocação. Quando não estivesse servindo como ambiente de trabalho, o espaço poderia virar um quarto para hóspedes. "Aproveitamos o perímetro para fazer uma grande bancada de trabalho e reformamos os guarda-roupas, que estavam em bom estado, externamente e mantivemos a sua estrutura interna original", diz Lívia.

Suíte do casal

A arquiteta valorizou o espaço de closet que criou em frente à cama. Na área da cama conseguiu instalar uma televisão na parte de trás do guarda-roupa e fez um nicho para os equipamentos da televisão.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!