Arquitetura

Reforma incrível transforma apartamento de 1862 em projeto clean e contemporâneo

Lu Belin*
06/11/2018 09:52
Thumbnail

Norbert Tukaj

A Sarkauskai Architecture promoveu uma restauração que é um verdadeiro resgate de um prédio histórico na região da cidade antiga em Vilnius, capital da Lituânia.
Construído em 1862, o prédio sobreviveu a diferentes transformações, mudanças de proprietários e de finalidades, e sofreu danos quando sua região se tornou área de consumo de drogas. Agora, no entanto, uma revitalização do espaço deu um novo fôlego ao edifício e novos ares a um dos apartamentos, que virou lar de uma jovem e moderna família.
Com 84 m², o espaço foi renovado em 2017 para tornar-se habitável novamente, modernizando o ambiente, mas preservando algumas das características originais.
Norbert Tukaj
Norbert Tukaj
Para abraçar o conceito de open space, os arquitetos derrubaram algumas antigas divisórias e apostaram em paredes e teto brancos e bege, com tons amadeirados mais claros, em contraposição aos mais escuros que antes deixavam o ambiente pesado.
Conforme descrevem os próprios arquitetos responsáveis pelo projeto no site da Sarkauskai, “um novo espaço é criado como se fluísse através de todo o apartamento, revelando a perspectiva de multiplicidade e profundidade das instalações. As aberturas nas paredes antigas são cortadas de tal forma que o novo espaço é adaptado à vida familiar moderna, mas, ao mesmo tempo, deixa uma marca da antiga estrutura do plano”.
Assim, foram mantidos o glamour e a ostentação típicos da burguesia que construiu o prédio, mais de 150 anos atrás. A história arquitetônica do local foi preservada no painel de parquet, nos detalhes do teto e nas molduras das portas.
Norbert Tukaj
Norbert Tukaj
A troca entre cozinha e banheiro é uma das grandes atrações do projeto, sendo central para a nova organização do espaço. De um lado de uma parede, fica a cozinha, enquanto no outro lado está o banheiro. No topo da parede que separa estes dois ambientes há um espaçoso mezanino, onde podem ser guardados grandes objetos.
O banheiro, por si só, é uma verdadeira obra minimalista. Uma porta com um recorte para a entrada de animais de estimação se abre para um espaço abstrato, cuja imagem quase não dá pistas sobre a função do cômodo. Todos os acessórios são integrados, a pia está localizada no nicho onde antes estava uma janela. De pé sob o chuveiro, através da porta aberta, o morador pode ver toda a extensão do apartamento, no final do qual a visão é ampliada por um espelho.
Norbert Tukaj
Norbert Tukaj
Uma única nova divisória foi instalada no apartamento, no ambiente do quarto, funcionando também como cabeceira da cama. Nela, duas aberturas atuam como criados-mudos, de um lado. Por trás, um espaço que serve de armário ou closet. A repartição é fabricada no mesmo tipo de madeira que dá corpo à mesa da cozinha e ao forro de alguns dos ambientes, bem como ao piso de alguns dos cômodos do apartamento.
Os residentes do apartamento embarcaram na transformação do espaço e chegaram a colocar a mão na massa para ajudar a construir alguns dos detalhes, como os móveis, as lâmpadas e os interruptores. O resultado foi um espaço cheio de charme e com personalidade, mas que preserva seu mais de um século e meio de história.

Veja mais fotos:

Norbert Tukaj
Norbert Tukaj
Norbert Tukaj
Norbert Tukaj
Norbert Tukaj
Norbert Tukaj
Norbert Tukaj
Norbert Tukaj
Norbert Tukaj
Norbert Tukaj
Norbert Tukaj
Norbert Tukaj
Norbert Tukaj
Norbert Tukaj
*Especial para HAUS.

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!